Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Queimaduras têm de ser cobertas com pano limpo, indica bombeiro

G1

 Queimaduras podem ser comuns quando se aproximam os festejos de fim de ano, em que fogos de artifício são amplamente usados. O tenente Adjair Pereira, do Corpo de Bombeiros de Caruaru, no Agreste pernambucano, indica que – a qualquer ocorrência – o mais indicado a princípio é cobrir a área queimada com pano limpo.

Pereira reforça ainda a cautela na tentativa de alívio da ardência. “As crenças populares colocam que se deve usar produtos como manteiga e passar creme dental, dentre outros produtos – nada disso realmente é indicado. Também não é indicado lavar com água e sabão. O que se recomenda, até para dar um alívio da dor à vítima de queimadura, é água na temperatura ambiente. Nem água quente nem morna, muito menos água gelada, que pode causar até um aumento da área da queimadura”, alerta.

A queimadura pode ter três graus e, em quaisquer deles, “a vítima deve ser encaminhada de imediato para o hospital”, diz Adjair Pereira. Na unidade de saúde, o ferimento será avaliado de forma criteriosa e o tratamento será definido.

Graus da queimadura
A pele possui três camadas e o grau é respectivo: a de primeiro grau é quando o fogo atinge apenas a epiderme, que fica avermelhada e com sensação de ardência; a queimadura de segundo grau destrói a epiderme e afeta a derme, camada posterior que pode apresentar bolhas; e a de terceiro grau destrói o tecido subcutâneo. Neste caso, “o nosso corpo fica mais suscetível a infecções causadas pela queimadura. Portanto, mais uma vez a preocupação reforçada de cobrir a área afetada e a vítima encaminhada ao hospital”, lembra o tenente do Corpo de Bombeiros. Por fim, ele ressalta que as eventuais bolhas não podem ser estouradas.

Imprimir