Imprimir

Notícias / Brasil

Praias de Santa Catarina ficam lotadas no último domingo de 2013

G1

  O último domingo de sol de 2013 amanheceu nublado em algumas cidades litorâneas catarinenses, mas o sol abriu já nas primeiras horas da manhã. O dia ensolarado e quente movimentou as praias praias de Florianópolis e Balneário Camboriú, no Litoral Norte. Durante toda a manhã, veranistas lotaram a faixa de areia e disputaram um espaço na água.

Em Balneário Camboriú, era possível ver milhares de guarda-sóis do Pontal Norte da praia. De acordo com a Prefeitura, cerca de 300 mil pessoas circulam na cidade todos os dias. A expectativa é que, no dia 31 de dezembro, mais de um milhão de pessoas estejam na Praia Central da cidade para assistir ao show da virada. Conforme a Polícia Militar, no final da manhã, o trânsito fluía normalmente na Avenida Atlântica e havia lentidão na Avenida Brasil entre as ruas 901 e 1.500.

Florianópolis
Além dos moradores, turistas brasileiros e estrangeiros aproveitaram o sol e as altas temperaturas em Santa Catarina. Em Jurerê, o dia de praia lotada reuniu famílias e crianças. Este domingo (29) estava propício para brincadeiras na água com boias e pranchas.

Já os esportes náuticos também foram destaque: com o vento, diversas pessoas aproveitaram para velejar de windsurf, passear de lancha e passear de stand-up padle. Na areia, os turistas e moradores aproveitaram para correr, jogar frescobol e descansar.

Vinda da Nova Zelândia, mas natural de Rio Grande do Sul, Karina Fortes, de 27 anos, aproveita as férias com a família. Ela e o namorado, Ari Lakakis, moram no país da Oceania, de onde ele é natural.

"É minha primeira vez em Florianópolis. As praias são lindas e a água é quente. Com certeza eu voltaria", diz Lakakis.

Já Karina conta que, depois do dia 8, eles devem ir pra Balneário Camboriú passar algunsuns dias. "Não temos época certa pra vir pro Brasil, e desta vez estamos aproveitando a praia", diz.

Entre os turistas, Cinthia Leme, de Curitiba, veio com a família passar uma semana na capital catarinense e fica até o dia 2. Ela já havia visitado a cidade antes, gostou da Ilha de Santa Catarina e voltou, desta vez com os filhos.

Como as crianças são pequenas, a curitibana optou por ir cedo. "Quando começa a ficar muito quente e o sol, muito forte, está na hora de voltar pra casa", explica.

Praia lotada é dia de lucro garantido
Vendedores ambulantes comemoraram o grande movimento desta manhã, que foi de lucro garantido. Um dos que estão contentes com a lotação das praias é Émerson Maranhão Justino, de 19 anos, que trabalha em uma barraca de comida. Segundo ele, o pai está naquele ponto da praia há 30 anos, mas este é o segundo verão que ele trabalha ali. Os produtos mais vendidos são o milho, a água de coco e a cerveja.

"Em um dia bom, vendemos 100 milhos e mais de 150 latas de cerveja. Há concorrência com o pessoal não credenciado. Mas esta temporada está prometendo ser boa. A praia já está mais cheia do que no ano passado, nesta época", explica Justino.

Marcos, de 23 anos, que não quis revelar o sobrenome, veio de Virgem da Lapa, em Minas Gerais. É a primeira vez dele trabalhando na Praia em Canasvieiras. O jovem veio pela indicação de amigos. Os artigos vendidos são cangas e vestidos.

Ele conta que fica até pouco antes do carnaval. Para facilitar o comércio, o rapaz aceita cartão de débito e crédito e afirma que isso aumenta as vendas e também a segurança. "É complicado ficar andando com dinheiro. Aceitar cartão é mais seguro", conta.

Imprimir