Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Cananéia recebe cinco profissionais do programa 'Mais Médicos'

G1

  A cidade de Cananéia, no litoral de São Paulo, recebeu cinco profissionais cubanos que vão trabalhar no programa “Mais Médicos” do governo federal. Eles devem ficar na cidade por três anos e aproveitaram para conhecer uma das comunidades.

Ao todo são quatro médicas e um médico. Carlos Marti Ramos, de 39 anos, seguiu para se instalar na comunidade do Guariri. “As pessoas têm falado para mim que tem muita beleza lá, natureza muito rica, muitas coisas belas”, diz o médico.

Na viagem até a comunidade tradicional, Carlos e as outras médicas foram descobrindo a história do lugar. “É esse morador tradicional que os médicos vão atender pela dificuldade de eles saírem para ir até Cananéia para passar no médico, então o médico vem até eles”, comenta uma das médicas.

Junto com o diretor de saúde, Carlos Marti Ramos conheceu o lugar em que vai morar, a unidade que vai trabalhar e até conversou com alguns moradores. “Para quem está acostumado com lugar bom, que tem acesso para entrar e sair, aqui às vezes o telefone fica ruim e não tem nem comunicação, nós torcemos para que ele se adapte aqui”, afirma a dona de casa Izildinha Coelho Gonçalves.

Depois de um almoço com um cardápio bem brasileiro, o médico recebeu o carinho das amigas na despedida. “Eu acho que para o dia 6 de janeiro começamos a trabalhar completamente, acho que tenho boas condições para ter um bom trabalho”, afirma Carlos.

“A gente espera que seja de ambas as partes, tanto da parte deles, que tiveram a coragem e o anseio por vir desempenhar um belo trabalho no nosso município e nosso país, bem como a receptividade dos pacientes que vão recebê-los aqui na nossa região”, afirma o diretor de Saúde de Cananéia Rodrigo Cordeiro de Souza.

Imprimir