Imprimir

Notícias / Brasil

“Estou super feliz”, diz ‘mendigo gato’ depois da recuperação

G1

  A perda de alguém da família, um problema de saúde, falta de dinheiro. A dificuldade pode ser grande, mas a vontade de viver e ser feliz fala mais alto para muitas pessoas. São casos de superação. Rafael Nunes, de 31 anos, ficou conhecido em todo o país como "mendigo gato" e vivia nas ruas de Curitiba. Ele deu a volta por cima e a vida dele está bem diferente.

Foi a dependência química que levou Rafael Nunes para as ruas. “Eu consumia álcool para passar o efeito do crack e vice-versa. Minha família ofereceu tratamento, mas eu não aceitei e fui para as ruas”, lembra.

O dia da virada foi em uma data especial: o aniversário de Rafael. “Eu percebi que minha família estava longe de mim e eu estava sozinho”, conta.

Rafael lembra que a mudança começou quando ele foi fotografado em uma praça de Curitiba por uma mulher, que decidiu publicar a imagem em uma rede social. “Eu acordei por volta das 9h e vi a moça tirando fotos. Eu olhei e pedi para ela tirar uma foto minha. Ela tirou e postou em uma rede social. Todo mundo me viu. À noite, uma rede de televisão veio, e eu contei como eu me sentia vivendo nas ruas e consumindo drogas”.

No processo de recuperação, Rafael conheceu a namorada. Ele diz que a ajuda dela foi fundamental. “Ela se sensibilizou desde o início e acompanhou toda a história. Está sendo ótimo conviver com ela. Acredito que depois da recuperação, a gente começa a dar valor às coisas e a si próprio”, diz.

Rafael agora é modelo fotográfico e dá palestras sobre sua história. “Estou super feliz. Tudo gira em torno da percepção. Se eu perceber as emoções que me motivam a fazer alguma coisa, meus desejos, consigo dar um passo à frente, consigo viver em harmonia com um grupo de pessoas e com a minha família. É isso que me leva a perceber o real significado de estar vivo”, conclui Rafael.
Imprimir