Imprimir

Notícias / Brasil

Após fortes chuvas população deve se atentar as doenças, diz vigilância

G1

  O clima quente e úmido provocado pelas chuvas de verão deixa o ambiente propício à proliferação de diversas doenças. Para evitar contaminações, as equipes do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Ipatinga têm atuado continuamente, desde o início do ano, orientando a população para adoção de medidas preventivas.

Doenças como as hepatites A e E, a leptospirose e as diarréias são comuns, em decorrência das enxurradas provocadas pelo excesso das chuvas dos últimos dias. Além disso, o ambiente se torna propício à proliferação dos mosquitos da dengue e da leishmaniose.

"Somente esta semana levei meu filho ao pronto socorro por duas vezes, com os mesmo sintomas. Dor de cabeça, febra e diarréia e os médicos deram as mesmas orientações pediram para beber muita água. Ele foi diagnosticado com virose", conta a dona de casa Helena Passos Monteiro.

Prevenção

Porém, ações simples de prevenção podem ser adotadas pela população, conforme revela a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Telma Semirames. “Evitar o contato com as águas das enxurradas, manter os quintais limpos, removendo restos de folhas, dejetos de animais ou restos de material de construção, são algumas medidas que podem evitar contaminação em períodos de alagamento”, atenta a diretora.

Ela ainda observa que é importante ingerir apenas água filtrada ou fervida, lavar as mãos com água e sabão antes das refeições e após o uso de sanitários, além de higienizar bem os alimentos antes de consumi-los.

Para evitar o desenvolvimento dos mosquitos da leishmaniose e da dengue, é importante que a população continue evitando o acúmulo de água parada, especialmente no interior das residências.

“Todo cuidado é pouco nesse período de chuvas. Assim, pedimos atenção para a limpeza de quintais e canis, bem como dos vasos de plantas, caixas d’água e outros recipientes que podem se transformar em verdadeiros criadouros de larvas de mosquito”, reforça a diretora.
Imprimir