Imprimir

Notícias / Política BR

'É preciso superar a celebração da mediocridade', diz Eduardo Campos

G1

 Foram empossados, nesta sexta-feira (3), os novos secretários estaduais de Pernambuco, em cerimônia na sede provisória do governo, no Centro de Convenções, em Olinda. Anunciada desde quinta (2), a lista possui dois nomes indicados pelo PSDB, que até então fazia oposição à gestão socialista no estado. No evento, o governador Eduardo Campos voltou a fazer um discurso com forte conotação política, com vistas a uma possível candidatura presidencial em 2014.

"Desde o início, tenho falado na paz política, na capacidade dos pernambucanos se entenderem, respeitarem os que divergem. O país tem clareza que é preciso superar a celebração da mediocridade e celebrar o diálogo, a capacidade de enxergar ao longe", disse. Atualmente, apenas o DEM segue na oposição no estado.
O governador ainda explicou que não houve incoerência na entrada do PSDB na gestão socialista. Após dizer ter sempre respeitado diferenças e circunstâncias, Campos se referiu ao deputado federal Sérgio Guerra, ex-presidente nacional dos tucanos, presente no evento, como "um homem aberto às alianças, não aquelas feitas por interesse de partidos e políticos".

O socialista também afirmou que "o que está em jogo este ano não são as eleições, mas o futuro do povo brasileiro". "Não podemos ficar achando que está tudo uma beleza, pois sabemos que não está. Quem sabe ver um pouco adiante do que se apresenta na realidade hoje, sabe que é hora de a gente poder resguardar as conquistas de ontem e ter novas conquistas", pontuou.

Posse
Os novos secretários ocuparam cargos que ficaram vagos desde a saída do PT e PTB da gestão do PSB no estado, em outubro passado, e funções afetadas com a reforma administrativa, ocorrida em novembro. Um dos indicados dos tucanos fou Murilo Guerra, advogado e ex-superintendente do Sebrae em Pernambuco, que assumiu a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE). Já o atual secretário de Saúde de Camaragibe, Caio Mello, ocupa agora a presidência do Detran-PE.

O ex-petista e filiado ao PSB, o deputado estadual Isaltino Nascimento, falou, na quinta (2), em nome de todos os ex-secretários. Ele, Alberto Feitosa (PR), Laura Gomes (PSB) e Aluísio Lessa (PSB) deixaram os cargos e retomaram o mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deixando espaço livre para concorrerem nas próximas eleições. O político ressaltou as "experiências positivas" do governo Campos, entre elas a transparência pública, o Pacto pela Vida e modelo de gestão.

O ex-presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Bosco foi empossado secretário de Infraestrutura, pasta criada com a união das secretarias de Recursos Hídricos e Transporte. "Reitero o compromisso de esforço dobrado, neste ano que não será fácil, para que as metas e objetivos pactuados com o povo sejam cumpridos. Esse governo já mostrou ao Brasil o novo jeito de fazer política e tudo o que está faltando no plano federal", disse.
Imprimir