Imprimir

Notícias / Brasil

Jovens ganham fama com blogs de moda em Divinópolis

G1

  Basta alguns cliques para encontrar meninas comuns que ganham fama dando dicas de moda em blogs. Em Divinópolis, polo de moda do estado, não é diferente. Três jovens decidiram transformar a escrita em negócio e ganham dinheiro com ela. Uma delas trocou a graduação em engenharia ambiental pelo blog. A outra quer deixar claro ao mundo de que não é preciso estar dentro do peso ideal para se vestir bem; e a terceira acredita que a profissão de blogueira tem se tornado cada vez mais respeitada.

Foi por influência das amigas que Ana Carolina Meloni, de 25 anos, decidiu criar um blog. Há oito meses, a jovem trocou a graduação em engenharia ambiental e a especialização em avaliação de impactos ambientais para se dedicar a página. "Comecei com o intuito de transformar o blog em algo rentável. Como sempre gostei de viajar, de moda, produtos de beleza e sempre falei sobre isso, achei que teria conhecimento e credibilidade para falar sobre esses temas", explicou.

Ana Carolina encontra inspiração para as postagens no dia a dia e nas viagens que faz. Em pouco tempo o sucesso apareceu. Atualmente, o blog tem cerca de 30 mil acessos por mês e com os acessos, vieram também os patrocínios. "Em julho de 2013 o sucesso foi mais perceptível e com ele o retorno financeiro. Foi nesse mês e no mês seguinte que consegui pagar os investimentos que havia feito com layout e programação. Esses patrocinadores são flutuantes, com contratos temporários", contou.

Destes acessos, Belo Horizonte lidera o ranking, seguido por São Paulo e Divinópolis. A receita do sucesso, segundo a blogueira, é ser o mais próximo possível da leitora. "No blog você se sente próximo do dono da informação e isso tudo cria uma comunicação muito mais influente, pois é um tipo de informação íntima. Procuro ser o mais próxima possível dos meus leitores e sanar as dúvidas que eles têm. Gosto muito dessa relação de confiança", explicou Ana Carolina.

Afinal, nem todo mundo veste 38
É com essa frase que a blogueira Rayssa Trindade, de 21 anos, dá as boas-vindas às leitoras do blog, que existe há um ano e meio. A ideia de montar a página partiu de um tio, blog designer. "O blog sempre foi algo informal. Nunca visei o lucro, ele é mais um meio de compartilhar experiências e dicas com as leitoras. O resultado financeiro é uma mera consequência", disse Rayssa.

Mas não é só sobre moda que a blogueira gosta de falar e escrever. Resenhas de cosméticos, tutoriais de maquiagem, dicas de saúde, moda infantil e até mesmo debates sobre autoestima. "A vida me inspira. Então tudo depende do meu humor, das pessoas que me cercam, do meu cotidiano. Mas o mais importante é escrever sendo eu mesma, sem máscaras ou frescuras. Eu sou uma pessoa normal", ressaltou.

Foi esta proximidade com a realidade que Rayssa encontrou o diferencial para o blog. "Com a ditadura da beleza, meninas e mulheres, infelizmente, colocaram em suas cabeças que somente as magras podem fazer sucesso e serem belas. No meu blog tento mudar essa visão, mostrando que mesmo eu não estando tão ‘em forma’, sou uma pessoa muito feliz e satisfeita", argumentou.

Em seis meses o blog atingiu a marca de 200 mil acessos com leitoras do Brasil e de mais de 90 países. O número aumentou ainda mais com o tempo registrando atualmente 678 mil acessos. "Atualmente o blog tem parceiros, que são empresas com quem eu tenho afinidade. Lá no blog não tem aquele ‘pagou, entrou’, os parceiros são escolhidos a dedo", justificou.

Para Rayssa, mais importante que os números é o carinho recebido das leitoras. "Amo ir para uma balada e conhecer uma das leitoras, sentir de pertinho aquele carinho é sensacional, elas se tornam amigas minhas. Eu devo tudo as minhas leitoras, elas são a minha força", declarou a blogueira.

Blog profissional de moda
O objetivo de Lívia Giovanardi Mascarenhas desde que criou o blog há um ano e oito meses era de que o blog fosse profissional. Nascida em uma família que é proprietária de uma confecção da cidade, que atuou no mercado por quase três décadas, a jovem de 22 anos sempre se viu trabalhando com moda. "Trabalhei como estilista na empresa durantes alguns anos. Acompanho blogs de moda há vários anos e resolvi criar o meu. A princípio, a minha intenção era ter um blog que mostrasse apenas meus 'looks do dia', mas depois de um tempo senti a necessidade de abordar outros temas também. Mas o objetivo sempre foi ter um blog profissional, nunca pensei que seria apenas um hobby", explicou.

Mesmo quando a inspiração não vem, a jovem não deixa de escrever no blog. "Confesso que nem sempre estou inspirada, mas amo escrever, então procuro colocar em meus textos exatamente o que estou sentindo. Também me inspiro muito nos blogs que gosto de acompanhar e nunca escrevo sem estar ouvindo música. É fundamental", revelou Lívia.

Escrevendo sobre moda, beleza, maquiagem, cabelo, cuidados com a saúde e decoração, a blogueira conquistou 25 mil acessos por dia. Para ela, a expansão e sucesso dos blogs de moda comprovam a valorização da profissão. "Em 2013 surgiram milhares de blogs de moda. É um setor que está crescendo e isso é muito bacana, porque nem sempre as pessoas veem nosso trabalho como uma verdadeira profissão. Mas isso está mudando. Em Divinópolis, cada vez mais meninas tem se interessado pelos blogs, eu acompanho alguns e fico muito feliz por ver o crescimento de cada uma das minhas conterrâneas", comentou.

Para 2014, Lívia planeja participar de alguns cursos que a auxiliem a administrar o blog, que hoje conta com alguns parceiros. "São eles que tornam um blog profissional. Faço tudo com muito amor, escrevo sempre o que estou sentindo, procuro ser uma verdadeira fonte de inspiração para os meus leitores e o principal, sou muito feliz com meu trabalho e por isso me divirto muito", concluiu a blogueira.
Imprimir