Imprimir

Notícias / Política MT

Morre pioneiro do período de desbravamento de Sinop, pai do deputado Baiano Filho

Da Redação - Ronaldo Pacheco

O desbravador José Joaquim de Souza, um dos fundadores de Sinop, faleceu na madrugada desta segunda-feira (06/01), aos 94 anos, por razões naturais. Partiu dele, nos anos 1980, a ideia abraçada de imediato pelo desbravador Ênio Pipino, de batizar Sinop como “A Capital do Nortão”.

Baiano Filho visita Barra e assegura construção da Casa do Atletismo

A prefeita em exercício Rosana Martinelli (PSB), substituta do prefeito Juarez Costa (PMDB) que está em férias, decretou luto oficial por três dias, quando as bandeiras devem ser hasteadas a meio mastro, em Sinop.

José Joaquim se mudou com a família de Dracena (SP) para Sinop, em 1972, inclusive seu filho mais conhecido, o deputado estadual Baiano Filho (PMDB). Na época, a atual rodovia BR-163 era pouco mais que uma estrada vicinal e, quase intransitável no período de chuvas, os atoleiros impediam a chegada até mesmo de produtos essenciais, como alimentos e combustível.

Desde então, José Joaquim se tornou um dos principais colaboradores para a instalação da vila, que em poucos anos se tornou uma grande cidade.

A reportagem do Olhar Direto apurou que o velório será realizado a partir das 15h, na Capela Funerária Luz e Vida, em Sinop, de onde será traslado para Dracena, sua cidade natal. O deputado Estadual Baiano Filho (PMDB), que cumpria agenda no interior, já se encontra a caminho de Sinop.

“Em nome das manifestações de pesar, a Família enlutada agradece”, afirma Baiano Filho, via assessoria.
Imprimir