Imprimir

Notícias / Política BR

População de Cuiabá poderá sintonizar programação da Rádio Câmara em 2014

De Brasília – Vinícius Tavares

Ouvintes de Cuiabá e região metropolitana poderão ouvir a programação da Rádio Câmara em 2014, assim, como já ocorre com a Rádio Senado (FM 102,5). A Expansão da Rede Legislativa para emissoras de Rádio e TV de todo o país faz parte das metas de ampliação da Rede Legislativa coordenada por Câmara e Senado. Ainda não há data marcada para o início das transmissões.

A Câmara adquiriu em 2013 o transmissor e demais equipamentos para Cuiabá, onde em 2014 será feito o projeto piloto com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Será o primeiro grande teste para levar a Rádio Câmara para todo o País.

Leia mais:
Publicado aviso de habilitação para interessados em criar rádios comunitárias

Além da capital mato-grossense, o Ministério das Comunicações já liberou a consignação para canais de rádio FM para Rio Branco (AC), Salvador (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE), Belém (PA), Campo Grande (MS), Teresina (PI), Macapá (AP), São Luís (MA), Montenegro (RS) e Brasília (DF).

A Câmara já solicitou ao ministério canais de rádio para 45 municípios onde já há consignação para TV digital e disponibilidade no plano básico da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A instituição também já solicitou à Anatel a inclusão no plano básico de frequência modulada canais de rádio e o canal junto ao Ministério das Comunicações para outras 35 cidades.

TV Digital
A Rede Legislativa de TV Digital encerra 2013 em sinal aberto em 21 cidades. São 43 milhões de brasileiros com a possibilidade de ter acesso gratuito às emissoras do Poder Legislativo, em um projeto associativo do qual fazem parte Câmara, Senado, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Graças ao recurso da multiprogramação que divide o canal em quatro emissoras, a Rede garante sinal aberto e gratuito para a TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia e TV Câmara Municipal ao menor custo possível.

A Rede Legislativa agrega os canais das emissoras legislativas conforme a realidade local. São Paulo, Fortaleza e Porto Alegre já contam com a grade completa, com as quatro emissoras no ar: 61.1 TV Câmara, 61.2 TV Assembleia, 61.3 TV Senado e 61.4 TV Câmara Municipal.

Ao todo, 13 capitais já estão em sinal aberto, digital e gratuito. São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Manaus estão no ar há mais tempo. Em Vitória, Florianópolis e João Pessoa foram inauguradas no final de 2013.

Goiânia, Cuiabá, Palmas e São Luís estão em operação em caráter experimental e serão inauguradas no início de 2014. Dessas operações, Manaus, São Luís e João Pessoa foram montadas pelo Senado.
Imprimir