Imprimir

Notícias / Brasil

Em Belém, Hospital Bettina Ferro começa a agendar teste do olhinho

G1

 

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, em Belém, começa o agendamento de teste do olhinho por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O teste é feito toda segunda-feira e é necessário marcar a realização do exame. A marcação é feita diariamente na Central de Regulação do HUBFS, das 7h às 11h, com apresentação da Certidão de Nascimento e Carteirinha de Saúde da Criança e cópias da Carteira de Identidade (RG), do CPF e comprovante de residência dos pais.

O exame deve ser realizado, de preferência, na primeira semana de vida, antes de a mãe e o bebê receberem alta da maternidade. O teste é rápido e dura menos de meia hora, mas é essencial para detectar problemas na visão de crianças. O diagnóstico precoce evita que o bebê tenha outras doenças oculares, como a retinoblastoma, que é o tumor maligno, e a catarata congênita, apontada como uma das principais causas da cegueira no público infantil.

Lacrimejamento constante, sensibilidade à luz natural ou artificial, globo ocular maior que o outro, alteração da coloração dos olhos são alguns sinais de alterações da visão que os pais ficarem atentos e levar o filho ao médico para tirar as dúvidas.


Serviço
O teste do olhinho é feito toda segunda-feira, a partir das 13h. O agendamento é feito todos os dias, na Central de Regulação do HUBFS, das 7h às 11h, com apresentação da Certidão de Nascimento e Carteirinha de Saúde da Criança e cópias da Carteira de Identidade (RG), do CPF e comprovante de residência dos pais. O Bettina fica no Campus IV da UFPA, rua Augusto Corrêa, nº 1, bairro do Guamá, com acesso também pela avenida Perimetral, portão IV da UFPA, Terra Firme. Informações: (91) 3201-8596 / 3201-8609 / 3201-7818.
Imprimir