Imprimir

Notícias / Brasil

MST invade fazenda em Mirante do Parapanema e pede reforma agrária

G1

Um grupo com cerca de 75 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) invadiu a Fazenda Santa Cruz em Mirante do Paranapanema. Eles chegaram na propriedade, que fica a 20 km da cidade, na noite desta sexta-feira (11), por volta das 22h30, e pedem a desapropriação da área para que seja realizada a reforma agrária.

“É uma área devoluta e tem que ser destinada a quem precisa. Hoje [sábado, 11], estamos erguendo nossos barracos e vamos começar a produzir, já que não temos a intenção de sair desta propriedade. Temos famílias inteiras aqui”, afirma a coordenadora geral Edna Torriani.

A ação, segundo a coordenadora, faz parte do movimento “Janeiro Quente”, que prevê uma série de invasões na região do Pontal do Paranapanema. “Se já é difícil conseguir um pedaço de terra, imagina se não lutarmos. Este ano tem Copa do Mundo e eleições e seremos esquecidos mais uma vez pelo governo”, reflete.

Portanto, o grupo, ligado a José Rainha Junior, ainda conforme Edna, quer chamar a atenção das autoridades. “Precisamos do apoio dos governantes, sejam eles do município, do Estado ou da União para conseguirmos avançar quanto à reforma agrária e a desapropriação de terras devolutas, que são muitas na região de Presidente Prudente. Se não fizermos nada, os políticos não vão fazer por vontade própria”, ressalta.

A Polícia Militar confirma a invasão da propriedade e acompanha a movimentação dos integrantes. Segundo os policiais, a entrada na área foi pacífica.
Imprimir