Imprimir

Notícias / Educação

Aos 23 anos, estudante faz prova da Unicamp para tentar a 3ª faculdade

EPTV

 Com o desejo de fazer um curso na área de humanas, a estudante Erika Miyazaki desistiu do curso de engenharia civil na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), no penúltimo ano de faculdade. Após um ano da desistência, a jovem ingressou na Unesp de Franca em relações internacionais, mas a distância de casa e a saudade dos pais fez com que Erika desistisse mais uma vez. Aos 23 anos, ela inicia neste domingo (12) a tentativa para ingressar na terceira universidade pública, agora no curso de ciências econômicas. Ela é uma das 15,7 mil candidatas da 2ª fase do vestibular da Unicamp, que segue até terça-feira.
Após a segunda desistência, a estudante voltou para a cidade natal, em Campinas (SP), e iniciou um curso preparatório para vestibular. Erika disputará com mais 436 candidatos, durante três dias de testes, uma das 70 vagas do curso de Economia.
Meu pai achou complicado, mas entendeu meu lado. Já minha mãe, ela foi um pouco mais dura
Erika Miyazaki
Mudança
“Foi um processo gradual”, diz a estudante referindo-se à reação dos pais quando ela anunciou que iria abandonar um dos cursos mais concorridos da Ufscar às vésperas da graduação. “Meu pai achou complicado, mas entendeu meu lado. Já minha mãe foi um pouco mais dura”, comenta Erika que afirma que o ingresso à primeira faculdade teve influência da profissão do pai, que é engenheiro.
Quanto à desistência de relações internacionais na Unesp, Erika garante que gostava bastante do curso, mas como a instituição ficava em Franca, a cerca de 4 horas de Campinas, ela sentia falta dos pais e não podia vir sempre visitá-los.
Estudos
Erika Miharu Miyazaki diz que vai confiar no conhecimento adquirido anteriormente nos outros vestibulares para se destacar nesta 2ª fase. “Eu trabalhei durante todo o ano, daí só tinha tempo para os estudos quando ia para o cursinho à noite”, comenta.


Vestibular
Os 15.761 candidatos convocados para a 2ª fase do Vestibular da Unicamp 2014 devem ficar atentos aos locais de provas, que não são necessariamente os mesmos da 1ª etapa feita em novembro de 2013. Veja aqui os locais de prova em 16 cidades do país que recebem os exames.
Os vestibulandos concorrem a 3.460 vagas em 69 cursos da universidade e outros dois da Faculdade Pública de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). De acordo com a Comissão Permanente do Vestibular da Unicamp (Comvest), o acesso aos locais de prova será até as 13h. É recomendado que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência. O tempo máximo de prova é de 4 horas. O tempo mínimo em sala de aula é de 2h30. Após a prova, o G1 realiza a correção das questões.
Imprimir