Imprimir

Notícias / Brasil

Falta de cinto é infração mais comum no trânsito de Uberlândia em 2013

G1

 Foram aplicados mais de 17.113 autos de infração de trânsito em Uberlândia em 2013, sendo que 581 são de competência estadual. As infrações com maior número de registros são a não utilização do cinto de segurança, com 4.892 multas, seguida da combinação perigosa de celular e volante, com 2.818. O estacionamento irregular em local e horário proibidos rendeu 1.690 multas e ocupa o terceiro lugar no número de penalizações. Os dados são da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran). Outras infrações comuns no trânsito de Uberlândia, segundo a Settran, são: estacionar bloqueando garagens (420 multas) ou em cima das calçadas (148); avanço de sinal vermelho (779); retorno em local proibido (346) e andar na contramão (255).

A não utilização do cinto de segurança é considerada uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro e soma cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o motorista tem que pagar multa de R$ 127,69. Já para o uso de celular no trânsito, a multa é de R$ 85,13, e o motorista ganha quatro pontos na CNH. "Trânsito não é para falar em celular. Além de ser perigoso", reclamou o servidor público Fernando Mendes.

O desrespeito aos idosos e portadores de necessidades especiais é uma ocorrência que rendeu 257 multas, em flagrantes de veículos ocupando indevidamente o espaço destinado a essas pessoas. Segundo o assessor de tráfego da Settran, Onei Silvério, os agentes estão nas ruas e a expectativa é que 2014 tenha um trânsito mais respeitoso. “Infelizmente, às vezes, o condutor ainda tem essa cultura de desrespeitar as vagas dos idosos e deficientes, não prestar atenção na sinalização, não fazer uma direção defensiva, não compartilhar o espaço público. Precisamos ter essa consciência de respeitar as normas de trânsito", afirmou.
Imprimir