Imprimir

Notícias / Brasil

Com 372 igrejas, Salvador tem roteiro turístico que conta história da cidade

G1

 "365 igrejas a Bahia tem. Numa eu me batizei, na segunda eu me crismei, na terceira eu vou casar com a mulher que eu quero bem". A composição de Dorival Caymmi, inspirada na tradição religiosa da Bahia, sugere que o estado possui uma igreja para cada dia do ano. O número trazido pelo cantor, embora não seja literal, mostra a dimensão histórica da presença das igrejas no dia a dia dos baianos.

Padre Manoel Filho, da Arquidiocese de Salvador, afirma que não existe um levantamento oficial que dê conta de todo o estado, mas ressalta que só a capital baiana conta com 372 templos de religião católica.

A história das igrejas de Salvador e dos locais de adoração das demais religiões, informa a Secretaria de Turismo da Bahia, atrai mais de 100 mil turistas todo o ano para o estado.

De acordo com o professor e historiador Ricardo Carvalho, o número de igrejas presentes na capital está intimamente relacionado à história do município. Construída para ser uma extensão de Portugal, Salvador é uma evidência da "extrapolação da igreja católica na Penísula Ibérica", explica Carvalho.

O historiador ainda conta que as construções da maioria das igrejas da capital foram viabilizadas por uma elite colonial. "Cada família financiava essas construções. Era uma forma de expressão de poder", sintetiza Carvalho.
Imprimir