Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Brasileiros poderão baixar apps para o carro em 2014, diz Ford

Terra

 A Ford anunciou nesta terça-feira, durante a Campus Party, que trará para o Brasil o sistema multimídia Sync com Applink, que permitirá aos usuários baixarem aplicativos gratuitos e comandá-los por voz. Segundo afirmou o diretor de assuntos corporativos da Ford, Rogelio Golfarb, o primeiro veículo a ser equipado com o sistema no mercado nacional será lançado em 2014, mas ele não confirmou qual o modelo, nem quando.

Tudo indica que será o novo Ka, que foi apresentado como conceito no final do ano passado. Na ocasião, o presidente da Ford para as América, Joe Hinrichs, confirmou que o novo compacto global da marca terá um "dock station" para smartphone. O veículo foi desenvolvido no centro de design de Camaçari, na Bahia, e deve ser lançado nos próximos meses.

Atualmente, o sistema Sync é oferecido nos modelos New Fiesta, EcoSport, Focus, Fusion e Edge, mas sem a conectividade com os aplicativos por voz. Na Campus Party, a Ford incentiva brasileiros a desenvolverem programas para o sistema, com workshops diários. O código fonte do sistema da montadora é o primeiro no setor automotivo a ser aberto, o que permite a qualquer pessoa criar um programa que atende suas necessidades.

De acordo com Golfarb, o Applink já conta com 66 aplicativos globais, mas nenhum nacional, por enquanto. "Queremos desenvolver sistemas e aplicativos com a critividade do brasileiro. Hoje cheguei às 8h30 (na Campus Party) e vi um jovem que não deveria ter 13 anos no computador, programando. Existe um alto potencial criativo", comentou o executivo.

O programa de desenvolvimento da Ford não prevê remuneração e está aberto para quem quiser aprender. Funciona nos moldes da Apple Store: o desenvolvedor submete o programa ao crivo da equipe da Ford e se ele for aprovado aparecerá para o motorista baixar. "Ter um aplicativo lá dará notoriedade ao criador", afirma Golfarb. "Podemos conhecer melhor as pessoas pelos aplicativos que elas baixam", completou.

Além da área para desenvolvedores, a Ford exibe na Campus Party o novo Focus, lançado no final do ano passado, e deixa que os visitantes testem o sistema de estacionamento automático. No entanto, o teste é apenas um game, que dá a ideia de como funciona o estacionamento sem ação do motorista. No jogo, os visitantes disputarão manualmente contra um oponente virtual, que utilizará o Park Assist.
Imprimir