Imprimir

Notícias / Esportes

Fiba confirma Brasil entre os países convidados para o Mundial de 2014

Globo Esporte

Após quatro meses de muita expectativa, o Brasil, enfim, está confirmado no Mundial masculino de basquete deste ano. A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou na manhã deste sábado os quatro países convidados para participar da competição que acontece na Espanha, de 30 agosto a 14 de setembro. Além da seleção brasileira, Grécia, Turquia e a estreante Finlândia também receberam o benefício. Com todas as 24 seleções definidas, na próxima segunda-feira serão sorteados os grupos do torneio.

O Brasil ocupa atualmente a 10ª posição no ranking mundial da Fiba. Grécia, Turquia e Finlândia aparecem, respectivamente, em 5º, 7º e 39º. Outros oito países estavam na briga pelas quatro vagas oferecidas pela Fiba. São eles: Rússia (6ª), Nigéria (18ª), Canadá (25ª), Venezuela (28ª), Israel (37ª), Polônia (40ª), Qatar (42ª) e Bósnia (57ª). China (12ª), Alemanha (14ª) e Itália (21ª) também haviam feito o pedido do convite em outubro do ano passado, mas desistiram. Os países não estavam dispostos a pagar meio milhão de dólares pedidos (R$ 1,2 milhão) para Fiba, a título de contribuição para a fundação da entidade que promove o basquete pelo mundo.

Além da contribuição, os critérios utilizados na escolha foram popularidade do basquete no país, cobertura das emissoras de televisão, apoio governamental à confederação local e comprometimento dos principais jogadores do país, o que não houve com o Brasil na Copa América, quando o time, sem os principais atletas da NBA, foi eliminado logo na primeira fase.
Marcelinho Huertas basquete Brasil Jamaica (Foto: AP)A seleção brasileiro não venceu nenhum jogo na Copa América, competição seletiva para o Mundial (Foto: AP)


Apesar da péssima campanha na Copa América e de não ter conseguido garantir a vaga para o Mundial dentro de quadra, a seleção brasileira sempre foi apontada como uma das fortes candidatas a um dos quatro convites. O histórico do Brasil, que nunca ficou fora de uma edição do Mundial, foi fundamental. Além disso, o país tem dois títulos mundiais no currículo: 1963 e 69.

Esta será a última vez que a Federação Internacional de Basquete adotará o sistema de "Wild Card", no qual são oferecidos convites para os países escolhidos. A partir de 2017, todas as seleções terão de passar por uma longa seletiva, que terá 18 meses de duração, para garantir vaga no Mundial.

Confira a lista dos países que vão disputar o Mundial:
Angola
Argentina
Austrália
Brasil
Croácia
República Dominicana
Egito
Finlândia
França
Grécia
Irã
Coreia do Sul
Lituânia
México
Nova Zelândia
Filipinas
Porto Rico
Senegal
Sérvia
Eslovênia
Espanha
Turquia
Ucrânia
EUA

Imprimir