Imprimir

Notícias / Turismo

Carne de canguru é vendida em restaurantes e mercados da Austrália

G1

 “Não conheço nenhum outro país que coma seu próprio símbolo nacional.” Com essa frase, uma guia de turismo de Sydney resume o estranhamento que causa em muitos estrangeiros o fato de os australianos comerem carne de canguru.

O hábito, arraigado há milhares de anos entre os aborígenes da região, vem se tornando mais comum nas grandes cidades do país. O alimento, antes disponível apenas em alguns açougues especializados em carnes exóticas, já pode ser encontrado nas gôndolas dos grandes supermercados, na forma de bife, hambúrguer, espeto ou salsicha.

Alguns restaurantes também incluíram no cardápio pratos feitos de canguru. É o caso do Meat & Wine Co, uma rede de restaurantes com unidades nas cidades de Sydney e Melbourne. Entre os pratos principais, a primeira opção a aparecer no menu é o filé de canguru grelhado com molho de ervas, chutney de tomate.

A reportagem do G1 esteve em uma das unidades de Melbourne e pediu o prato. O filé veio à mesa acompanhado por batatas, legumes e anéis de cebola empanados. A carne estava suculenta e o gosto não diferia muito do de um filé bovino – o sabor era apenas um pouco mais acentuado.

Segundo o gerente do estabelecimento, o prato faz sucesso, especialmente entre os turistas asiáticos. Mas ele próprio nunca experimentou esse tipo de carne. “Os cangurus são uma praga. Eu os vejo como ratos gigantes”, diz
Imprimir