Imprimir

Notícias / Cidades

Defesa Civil deve apurar princípio de vazamento de metal césio 137

Da Redação - Patrícia Neves

A Defesa Civil de Mato Grosso deve investigar o princípio de vazamento de material radiativo, supostamente do metal  césio 137, na região do Distrito Industriário, no Coxipó, durante a tarde de sexta-feira (7), em Cuiabá. O material é usado para  medicina nuclear. Os bombeiros foram acionados e chegaram a lacrar o local.

As informações do Corpo de Bombeiros são as de que uma equipe de Goiânia se deslocaria ainda hoje para capital para dar início aos procedimentos de remoção do material onde foi constatado a falha de vedação. A reportagem tentou contato com o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente coronel bombeiro Sérgio Delamônica, sem sucesso sobre o caso.

Acidente com Césio-137

No Brasil, há 26 anos,  Goiânia foi atingida  por aquele que é considerado o maior acidente radiológico do mundo. A tragédia envolvendo o césio-137 deixou centenas de pessoas mortas contaminadas pelo elemento e outras tantas com sequelas irreversíveis. Foram identificados e isolados sete focos principais , onde houve a contaminação de pessoas e do ambiente e onde havia altas taxas de exposição. No total, foram monitoradas 112.800 pessoas. Dentre elas, em 6.500 constatou-se algum grau de irradiação e em 249 verificou-se significativa contaminação interna e/ou externa.
Imprimir