Imprimir

Notícias / Política MT

Nortão prefere candidatura de Blairo Maggi ao governo do Estado

De Sinop - Alexandre Alves

As articulações em torno das candidaturas a governador ainda estão nos corredores e gabinetes dos poderes Executivo e Legislativo de Mato Grosso. Mas, antes da definição dos postulantes a chefes do governo estadual, o eleitorado vai mostrando suas preferências em pesquisas e nos ‘bate-papos’ sobre política.

Na região Norte de Mato Grosso, por exemplo, o senador Blairo Maggi (PR) é o preferido quando o assunto é candidatura ao governo. Recentes pesquisas eleitorais de institutos do interior e da capital mostram que a maioria dos moradores da região quer a volta de Maggi ao Palácio Paiaguás.

Em Sinop – maior eleitorado do Nortão -, por exemplo, os levantamentos de campo feitos no final de 2013 revelam que cerca de 30 a 40% dos entrevistados votariam em Blairo caso ele fosse candidato. Já no senador Pedro Taques (PDT), o índice gira na casa de 10 a 15%. Outros nomes, como Chico Daltro (PSD), Maurício Tonhá (PR), Wellington Fagundes (PR) e Eraí Maggi (PTB), são praticamente descartados pelos sinopenses, com índices ínfimos em pesquisas.

“Se Blairo for candidato não vai ter para ninguém, vai ganhar estourado”, diz Sílvio César, morador do Jardim Botânico, em Sinop.

Mais uma rádio ligada a Silval Barbosa entra em funcionamento em MT
Riva defende presença de Blairo Maggi em reuniões e cobra sinceridade

Em Sorriso (410 km de Cuiabá), parece que o nome do ex-governador também é o preferido, já que pesquisas indicaram Maggi com mais de 40% das intenções de votos. “Ele tem o perfil que o produtor rural quer no comando do Estado”, disse um agricultor, lembrando que Blairo já foi titulado “Rei da Soja”.

Em Lucas do Rio Verde (350 km da capital), onde o prefeito é o ex-deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT), do mesmo partido de Taques, a preferência dos moradores se divide entre os dois senadores, mas também com maioria para o republicano.

Nas cidades menores da região Norte, o nome de Maggi também está muito falado. Ao que parece, a região sente saudades da época que ele comandou o Estado, principalmente pelos investimentos em pavimentação de rodovias estaduais e na manutenção das vias não asfaltadas. “Tinha uma patrulha mecanizada que vinha arrumar as estradas de tempos em tempos e isso era muito bom”, comenta o agricultor Edvaldo Lucena, que lamenta as péssimas condições das estradas atualmente.

Outro sintoma que aponta a preferência do Nortão por Blairo surge em União do Sul (660 km da capital – região de Sinop). Os moradores daquela cidade já sonham com a única rodovia de acesso totalmente asfaltada, principalmente depois que Eraí Maggi comprou uma fazenda por aquelas bandas. “O que se ouve falar por aqui é que, com os Maggi, o asfalto poderá sair do papel”, comenta uma fonte, lembrando que Blairo tinha fama de “fazedor de estradas”.

Mas Blairo está “na moita” e afirma não ser candidato ao governo. Nesta terça-feira, em Lucas do Rio Verde, quando acompanhava a comitiva da presidente Dilma, ele não quis falar sobre candidatura ao governo quando foi perguntado por jornalistas.
Imprimir