Imprimir

Notícias / Cidades

Parceria contra violência começa trabalho nas UBS

Da Assessoria/Prefeitura de Rondonópolis

 O Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde do Município e diretores dos Centros de Referência a Assistência Social - CRAS, da Secretaria de Promoção e Assistência Social do Município, se juntarão aos Conselhos da Mulher, Tutelar, do Idoso e outros órgãos representativos para programar diversas visitas em Unidades Básicas de Saúde – UBS para cumprir o Programa de Vigilância de Acidentes e Violência – VIVA 2014. Segundo a técnica do programa, Lenir Pereira Gavilan, o corpo a corpo tem intuito orientativo tanto aos profissionais da rede como a cidadãos que estiveram no local, que porventura sejam vítimas de qualquer tipo de violência.

A comitiva que constatará a eficácia do respaldo psicológico e administrativo a casos constatados de violência que chegam até as unidades, tem papel fundamental para que o serviço ganhe força na cidade e cumpra sua função de amparar aqueles que sofram violência, de acordo com a análise da técnica responsável.

“Nossa tarefa é atender desde acidentes no trânsito até a violência domiciliar. Iremos até os ESFs e falaremos com as ASF (Agentes de Saúde da Família) que são aquelas que vivem a realidade do nosso Município quando vão casa por casa e notam qualquer caso deste tipo. Este profissional sabendo exatamente orientar a pessoa envolvida sobre os meios de ajuda que deve buscar consegue ser mais eficiente na luta contra a violência”, argumentou Lenir.

Depois de primeiras visitas já realizadas na região Leste da cidade na manhã desta segunda-feira (17), nos Bairros Cidade de Deus, Parque das Rosas, Jardim Atlântico e região, a comitiva completa com os representantes dos Conselhos deve estar às oito horas da manhã desta terça-feira (18) na unidade de Estratégia de Saúde da Família (antigo PSF) da região do Parque Universitário. De lá visitarão os ESFs da Vila Olinda e do Jardim Paineiras.

O cronograma ainda segue com visitas na quarta-feira (19) aos ESFs do Jardim Iguaçu, Cidade Alta e Nossa Senhora do Amparo. Na quinta-feira (20) as unidades do Primavera, Assunção e Vila Verde serão os alvos do VIVA, enquanto que na sexta-feira (21) será a vez dos ESFs do Luz D’yara e do Padre Rodolfo.
Imprimir