Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Depilação no verão exige cuidados para evitar manchas, diz médica

G1

 Um dos cuidados necessários para evitar manchas após a depilação é não se expor ao sol, segundo informações da dermatologista Rafaela Salvato. De acordo com a médica de Florianópolis, algumas pessoas têm o hábito de fazer a depilação e ir para a praia em seguida, principalmente no verão.

"Qualquer tipo de depilação, seja com aparelho de barbear, cera, cremes depilatórios ou a laser, agride a pele, formando um pequeno processo inflamatório. Se a pessoa pegar sol, pode manchar por causa da melanina. É necessário esperar pelo menos 48 horas antes de expor a área depilada, independentemente da forma que o processo é feito", esclarece.

Depois da depilação, segundo a dermatologista, uma das dicas é a utilização de cremes hidratantes calmantes. "Isso ajuda a regredir o processo de inflamação e acalma a pele. Para o rosto, a mais indicada é a depilação com fio, por ser menos agressiva. É feita no buço e na sobrancelha, sempre em áreas pequenas", comenta.

A fotodepilação difere do laser por emitir uma luz diferente. O laser é uma luz com feixe reto, focado especificamente para a célula alvo. Já a fotodepilação é feita com uma luz difusa, não tão específica. As duas técnicas são mais duradouras do que as outras formas de depilação.

Em locais especializados em depilação com cera e fotodepilação, a orientação é sempre evitar sol por dois ou três dias. Porém, nem todos seguem. Além disso, segundo informações passadas pela equipe do local, a depilação com cera deve ser feita periodicamente, entre 15 e 25 dias.
Imprimir