Imprimir

Notícias / Brasil

Canteiro de obras se transforma sala de aula em Botucatu

G1

 A construção civil é o setor da economia que mais vem criando empregos no Brasil por conta do boom imobiliário. Um exemplo está em Botucatu (SP), onde só no ano passado, três mil vagas de trabalho foram criadas na cidade, boa parte na construção civil. Para atender a demanda do mercado, as empresas estão trazendo trabalhadores de outras regiões e muitos deles ainda precisam de qualificação básica, como saber ler e escrever. Por isso, o canteiro de obra se transformou em sala de aula, além de oportunidade de qualificação e crescimento profissional.

Um dos alunos é Edvan Gabriel de Souza, que veio da Paraíba há quatro para trabalhar na construção civil em Botucatu. O trabalhador afirma que não faltam oportunidades, mas a falta de qualificação ainda é um empecilho. Por isso ele decidiu estudar, se qualificar e melhorar de vida.

"A pessoa sem estudo não é ninguém nessa vida, eu não tive a oportunidade de apreender quando era novo, agora depois de velho tenho que aprender alguma coisa. Um dia eu quero subir na vida, terminar meus estudos para ganhar um dinheiro a mais", ressalta o assentador de piso.

A falta de mão de obra qualificada também é um desafio para os empreendedores. Por isso a construtora está investindo na alfabetização dos trabalhadores. "A gente percebeu que muitos dos nossos funcionários não são independentes quando se trata de trabalhos envolvidos com leitura ou com escrita, alguns deles não conseguem nem assinar o próprio nome no holerite, então não é só para mercado de trabalho, para a própria inserção nesse mercado”, explica o coordenador de obras Lucas Marine.

O investimento foi necessário para atender a demanda do setor na cidade. Com obras espalhadas pelos quatro cantos da cidade, 2014 promete repetir os bons números do ano passado quando se fala em empregos em Botucatu. Segundo o Caged,o cadastro geral de desempregados e empregados, Botucatu foi uma das cidades em que mais se criou empregos em 2013 e a construção civil tem grande peso nesses dados.

"Botucatu é um mercado que ficou muito tempo parado, então a demanda ficou bem reprimida e de repente vem esse boom na construção civil. A questão de mão de obra hoje gera muito mais empregos que uma indústria, por incrível que pareça”, destaca o empresário Fernando Borgato, que comanda várias obras pela cidade, entre elas a construção de um hotel.

Só na obra do primeiro shopping da cidade são mais de 600 trabalhadores. “Foram mais de R$ 100 milhões no empreendimento. A gente avalia o mercado de varejo no Brasil inteiro, e destas regiões, uma das regiões mais promissoras que identificamos nos nossos estudos foi na região de Botucatu”, afirma o gerente de operações do empreendimento Odivaldo Silva.

Diante de tantas oportunidades, quem tem qualificação, sabe que emprego não vai faltar. "Tem bastante obra por aí, bom que aprende bastante coisa, pedreiro tudo, tem oportunidade de melhorar cada vez mais. É só querer e ir atrás que consegue tudo”, completa o operador de betoneira, Ricardo Jesus Costa de Lima.
Imprimir