Imprimir

Notícias / Brasil

Personal e nutricionista dão dicas de boa forma para 'cair na folia'

G1

 Quem quer cair na folia do carnaval de bem com o corpo, precisa estar atento a cuidados com a alimentação e condicionamento físico. É necessário preparação para aproveitar as festas e pular atrás do trio elétrico. O G1 procurou o personal trainer Jairo Tavares e a nutricionista funcional Amandha Furtado para darem dicas de como encarar de forma saudável a maratona de carnaval.

Para quem desfila em uma escola de samba ou segue o som do trio elétrico um fator é imprescindível: a resistência física, obtida a partir da combinação de uma série de exercícios físicos e a alimentação adequada, segundo os especialistas entrevistados pelo G1. Seguindo esses passos é possível garantir uma recuperação mais rápida e sem dor no dia seguinte à folia.

“O primeiro passo é procurar um profissional de educação física para orientar sobre essas atividades, nem que seja por poucos dias. No carnaval as pessoas costumam ficar sete, oito, nove horas se divertindo sem parar e reforçar a musculatura através de pequenos alongamentos nos músculos das coxas é uma forma de preparar as pernas”, disse Jairo Tavares.

O personal recomenda ao folião que procura uma série mais específica de exercícios para resistência física, atividades que podem ser feitas mesmo fora da academia: em casa, ou em uma praça.

“Vamos exercitar as pernas de forma lenta e gradual e com isso se trabalha automaticamente as coxas e o bumbum. Outros músculos da lombar e abdominal também são atingidos”, detalhou, orientando que 30 minutos por dia de atividades são suficientes.

Alimentação
Cair no samba ou no axé reforça a necessidade de se ter um organismo resistente, neste caso a nutricionista Amandha Furtado indica a ingestão de alimentos leves como frutas, iogurtes, picolés, chás verdes e água de côco, em até duas horas antes da festa. Segundo ela, esses itens "são capazes de saciar a fome e não deixar o corpo pesado".

"Um cuidado especial deve ser dispensado à hidratação. Não esquecer de beber água! Durante a folia perde-se muito líquido com o suor. Sempre que possível, procure ingerir uma água de côco, que é um isotônico natural e vai repor os sais minerais e vitaminas perdidas com o suor”, orientou Amandha.

Bebidas alcoólicas
A cerveja consumida em excesso na folia pode trazer além de uma ressaca no dia seguinte, alguns quilos a mais. “Não abuse do uso de bebidas alcoólicas, elas possuem alto valor calórico e têm diversos efeitos colaterais. Não esqueça de tomar um copo de água entre uma dose e outra, pois o álcool desidrata o organismo”, recomendou.
Imprimir