Imprimir

Notícias / Esportes

'Parceiro de causa', País Basco vira pesadelo do Barcelona na Liga

ESPN

 O País Basco e a Catalunha - terra do Barcelona - têm muito em comum. São duas regiões que tentam a independência da Espanha, seus habitantes falam um idioma próprio e o orgulho regionalista esta por toda parte.

Mas, política à parte, as equipes bascas têm se tornado a pedra no sapato do Barcelona. São três anos e meio sem uma única vitória no País Basco; Euskadi, na língua local.

Neste ano, das três derrotas do Barcelona na Liga Espanhola, duas aconteceram em território basco: no dia 1o de dezembro, o clube catalão caiu por 1 a 0 diante do Athletic Bilbao, em San Mamés; neste sábado, foi derrotado por 3 a 1 pela Real Sociedad, em Anoeta, na cidade de San Sebastián.

As derrotas, que custaram a liderança da Liga ao Barcelona, têm se tornado comuns. De fato, a última vitória do time catalão em território basco pelo Espanhol aconteceu em um já distante 25 de setembro de 2010 - 3 a 1 a sobre o Athletic.

Desde então, foram quatro derrotas e três empates. Ainda em 2010-11, a equipe perdeu por 2 a 1 para a Real Sociedad. Na temporada seguinte, um par de empates por 2 a 2, que custaram quatro pontos e complicaram a situação dos catalães na Liga.

Na última temporada, o Barcelona também sofreu, com outro empate por 2 a 2 em Bilbao e nova derrota para a Real Sociedad, agora por 3 a 2.

Recorde impossível
Além de significar a continuidade do tabu no País Basco, a derrota do Barcelona neste sábado impede o time catalão de chegar a 100 pontos na Liga, igualando o recorde da temporada passada.

Com 60 pontos na tabela, o Barcelona agora só pode chegar a 99, caso vença os 13 jogos restantes - o Real Madrid (63 pontos) e o Atlético de Madri (60 pontos e uma partida a menos) ainda estão na lista de rivais para as próximas partidas.
Imprimir