Imprimir

Notícias / Brasil

Bloco de rua atrai multidão à Rua Augusta, no Centro de São Paulo

G1

 O desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta atrai uma multidão de foliões à região central de São Paulo, na tarde deste domingo (23). O trajeto vai da Rua Augusta até a Praça Roosevelt. Neste ano, os organizadores esperavam ter 25 mil pessoas acompanhando o bloco.

Por volta das 17h, o público fez contagem regressiva para anunciar, em coro, o início do desfile. Em seguido foi entoada a marchinha do grupo, que diz "apavora, mas não assusta, o carnaval do Baixo Augusta".

A atriz Alessandra Negrini é a rainha de bateria pelo segundo ano consecutivo e a atriz Leandra Leal foi aclamada a embaixatriz carioca da folia.

O puxador é o cantor Wilson Simoninha, acompanhado pelos ritmistas da bateria Quizomba. Simoninha participa do Acadêmicos desde a fundação, em 2009, e afirmou que vale a pena, depois de passar por alguns perrengues no início do bloco, ver o tamanho da festa aumentar a cada ano. "É uma delícia, isso é uma grande confraternização. Viva, São Paulo! O povo tomando as ruas com muito paz e amor", completou.

O tema do desfile de 2014 é "Flower Power" (alusão à ideologia dos anos 60 que pregava a não-violência e o repúdio à Guerra do Vietnã) e flores foram distribuídas para os foliões comemorarem o pré-carnaval em clima de paz e amor.

A organização, apoiada pela cantora Tulipa Ruiz, madrinha do bloco, aproveitou para lançar um manifesto para a criação do Parque Augusta, localizado entre as ruas Augusta, Caio Prado e Marquês de Paranaguá.

"Todos que estão aqui têm uma relação de amor com a Augusta e, com a especulação imobiliária, estamos sendo tirados daqui aos poucos. Na paz, nosso movimento também pede pelo parque", afirmou Tulipa.

Carnaval de todo mundo
Foliões que acompanham o bloco ressaltam o público diversificado como um dos grandes atrativos. Pela rua e pelas calçadas da rua Augusta era possível ver de crianças a idosos, todos se divertindo com spray de espuma ou com as marchinhas antigas.

As amigas Mayara Mendes e Mariana Setti frequentam a rua Augusta e, pela primeira vez, decidiram participar do bloco. "A rua [Augusta] é um lugar democrático, de todo mundo. Ficamos curiosas para saber como seria o carnaval aqui", disse Mayara.

Já o casal Renata Oliveira e Eduardo Leporo participa do Acadêmicos pelo segundo ano e chegou cedo para garantir um lugar perto da corda que separa o público da bateria e do carro elétrico. "Viemos de Guarulhos e esse é o único bloco que acompanhamos", contou Leporo. Renata justificou o sucesso do carnaval na Augusta pelo respeito à diversidade.
Imprimir