Imprimir

Notícias / Brasil

Furnas e Serra da Canastra são destinos para turistas no carnaval

G1

 O carnaval é o período quando as pessoas saem às ruas com foliões, fantasiadas e preparadas para muita festa. Mas ainda assim, apesar da data ser uma das mais festejadas no país, não é raro encontrar gente que simplesmente não gosta do carnaval e preferem passar longe da agitação nas ruas e nos bailes. Porém, o feriado continua e por isso destinos como a Serra da Canastra e o Lago de Furnas são opções diferentes para os turistas que buscam lazer e descanso.

As belezas naturais do Lago de Furnas, em Formiga, atraem muita gente para os clubes, hotéis, resorts e casas de temporada durante o carnaval. E o que não falta para os turistas é água. Além de banho nas águas azuis do lago, é possível aproveitar aventuras radicais e passeios em motos aquáticas e barco.

Faltando menos de uma semana do carnaval, a estudante Laura Virginia Gonçalves Silva já está de malas prontas para curtir o feriado e o destino será uma casa às margens do Lago de Furnas. A opção segundo ela, que irá viajar com a família, foi pela tranquilidade e as diversas variedades de lazer que o local oferece. "Sempre que temos oportunidade vamos a Furnas, mas no carnaval é ainda mais especial por causa do feriado prolongado", contou.

Com o objetivo de descansar, a comerciante Paula Soares também vai para Furnas. "Em um lugar maravilhoso daqueles é impossível não descansar. Mas também não abro mão dos passeios de lancha pelos cânions e passeios de helicóptero. Há uma infinidade de coisas para se fazer por lá", afirmou.

Além do descanso, os turistas também vão poder curtir quatro dias de shows que, de acordo com a Prefeitura da cidade, serão realizados no distrito de Pontevila, que fica ás margens do lago. Além dos clubes, na cidade também oferece pousadas e hotéis preparados para receber os turistas no feriado.


Em São Roque de Minas o lugar mais visitado é o Parque Nacional da Serra da Canastra. De acordo com informações do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), o local é formado por paredões de rochas, que formam várias cachoeiras.

A paisagem atrai adeptos dos esportes de aventura e também quem busca tranquilidade. A região guarda muitos outros atrativos e, dentro do parque, há sinalização dos pontos de visitação que podem ser acessados de carro, por estradas de terra.

O montador Jorge Luíz contou que a região é uma ótima pedida para quem aprecia a natureza e gosta de cachoeiras. O local será o destino para curtir o feriado ao lado da esposa. "Escolhemos ir para a Serra da Canastra para descansar mesmo. Queremos mais tranquilidade no carnaval e é ideal para fazermos vários passeios", disse.

Os pontos mais procurados são a nascente do Rio São Francisco, a parte alta da Casca D'anta, primeira cachoeira do Rio São Francisco com 186 metros de altura e a parte baixa. Existem piscinas na parte superior, antes da queda, e também um mirante. O acesso à nascente do Rio São Francisco e a parte alta da cachoeira Casca D'anta ficam a 11 e 38 quilômetros, respectivamente de São Roque de Minas. Os ingressos custam R$ 7,50.

Segundo informações da direção do parque não há limite de visitantes estipulado por dia. Dentro do local não há dormitórios e não é possível acampar, apenas do lado de fora do parque, onde existem áreas de camping particulares e pousadas em São Roque de Minas. O Parque Nacional da Serra da Canastra fica aberto para visitação de 8h às 16h.
Imprimir