Imprimir

Notícias / Cidades

Sinop continua liderando casos de dengue no Estado seguido de Cuiabá

De Sinop - Alexandre Alves

O município de Sinop continua na liderança dos casos de dengue em Mato Grosso, com 693 registros entre 1º de janeiro e 27 de fevereiro, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Na sequencia estão Cuiabá (152), Rondonópolis (151) e Várzea Grande (83).

Sinop está há mais de dois anos liderando o ranking da doença em Mato Grosso. Mas o secretário de Saúde do município, Francisco Júnior, já disse, em outras oportunidades, que isso ocorre devido à subnotificação de outras cidades.

Em âmbito estadual, em janeiro e fevereiro deste ano, foram 2.077 casos de dengue, sendo cinco deles graves. No ano de 2013, no mesmo período foram de 15.588 casos notificados em Mato Grosso, segundo a assessoria da SES.

Em 2014, já são cinco ocorrências de óbitos que estão em investigação em Cuiabá (1), Sinop (1), Ipiranga do Norte (1), Várzea Grande (1) e Campo Novo dos Parecis (1).

Dengue está sob controle em Barra do Garças, diz prefeito
Notificações de dengue em Cuiabá reduzem cerca de 79% em 2014

A SES recomenda que para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegipty – transmissor da doença -, os mato-grossenses limpem as calhas dos telhados e os pratinhos dos vasos de plantas; mantenham piscinas limpas; eliminem qualquer tipo de material que possa acumular água; garrafas ou recipientes devem estar sempre virados de boca para baixo; pneus precisam ser mantidos em locais cobertos para não acumular água; tampem bem as caixas de água e os poços.
Imprimir