Imprimir

Notícias / Brasil

Pessoas com 60 anos ou mais podem usar ônibus de graça em SP

G1

 A partir desta sexta-feira (14), pessoas com idade igual ou superior a 60 anos poderão andar de graça nos ônibus da capital paulista. O decreto que regulamenta a lei sobre a gratuidade foi publicado no Diário Oficial da Cidade nesta sexta. Antes, não pagavam tarifas de ônibus quem tinha idade mínima de 65 anos.

Para utilizar o benefício, o passageiro deverá passar o Cartão Especial do Idoso no leitor de equipamento, transpor a catraca e desembarcar pela porta traseira, ou girar a catraca e desembarcar pela porta dianteira. Quem apresentar documento de identidade com foto e que comprove a idade deve entrar e sair pela porta dianteira.

O Cartão Especial do Idoso poderá ser obtido na SPTrans pelos usuários com 60 anos que morem na região metropolitana de São Paulo ou nos municípios de Botujuru, Campo Limpo Paulista, Jundiaí e Várzea Paulista.

A redução para 60 anos a idade mínima para que idosos utilizem gratuitamente trens do Metrô e da CPTM, além de ônibus da EMTU, já foi aprovada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em 30 de outubro.

A nova lei estadual passa a dar direitos iguais tanto para homens quanto para mulheres. Atualmente, o passe livre para os homens é concedido apenas para quem tem 65 anos ou mais. Agora, a idade mínima para obter gratuidade no transporte público passa a ser igual à das mulheres - a partir dos 60 anos.
Imprimir