Imprimir

Notícias / Cidades

Uma arma é apreendida a cada 11 horas pela Polícia Militar em Cuiabá

Da Redação - Patrícia Neves

Em média, a cada 11 horas, uma arma de fogo  foi apreendida em Cuiabá nas ações desencadeadas pela Polícia Militar em apenas 59 dias do ano de 2014. O levantamento só considera o número de apreensões registrados nos meses de janeiro e de fevereiro de 2014. Foram 65 armas retiradas de circulação no mês de janeiro e outras 54 em fevereiro, totalizando 119 apreensões. Em todo ano passado, foram apreendidas 687 armas. No ano de 2012, foram 678.

Mais duas execuções registradas; polícia sem suspeitas de autores
Ouvidoria revela que 30% das reclamações estão relacionadas à abordagens policias

Nesse período, conforme o levantamento, foram retiradas de circulação um total de 52 revólveres (44% das ocorrências), outras 40 pistolas (34%), outras oito espingardas, correspondente a 6% das ocorrências e ainda 20 simulacros, que são armas de brinquedos ou instrumentos confeccionados para a prática de delitos criminais.

O comandante regional de Cuiabá, coronel Jadir Metello, pontua que a maior parte dessas apreensões ocorre em vias públicas. Para ele, boa parte desse material é originário de roubos.

Bares de Fachada

Ele ainda pontua que em áreas de grande concentração demográfica, como nas regiões do Coxipó e da Grande Morada da Serra, existe muitos estabelecimentos que somente funcionam com o propósito de servir a criminalidade. ‘Na verdade, utilizam a aparência de um comércio, de um bar, mas funcionam como bocas de fumo. Daí, a importância das abordagens nas imediações desses locais. Boa parte dessas apreensões ocorre justamente nesses pontos. O tráfico fomenta outros crimes”, finaliza.
Imprimir