Imprimir

Notícias / Esportes

Atlético derrota Betis e assume liderança provisória na Espanha

AFP

 O Atlético de Madri assumiu a liderança provisória ao derrotar por 2 a 0 fora de casa o lanterninha Betis, neste domingo pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol, e colocou a pressão em Real Madrid e Barcelona, horas antes da disputa do grande clássico espanhol.

A equipe de Diego Simeone cumpriu seu papel e superou provisoriamente o Real Madrid na liderança, com o mesmo número de pontos dos 'Merengues' (70) mas melhor retrospecto nos jogos entre os dois. Os 'Colchoneros' também abriram quatro pontos de vantagem para o Barça.

Apesar da grande diferença que separa as duas equipes na tabela, o Atlético precisou se esforçar para derrotar o Betis, que resistiu no primeiro tempo.

Os gols do novo líder saíram só na segunda etapa, primeiro aos 13 com Gabi Fernández, que surpreendeu o goleiro Antonio Adán com um forte chute da entrada da área, e em seguida com o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, aos 19. O atacante da seleção espanhola empurrou para as redes um toque de cabeça de Koke.

Os colchoneros, porém, tiveram a vida facilitada pela expulsão do uruguaio Braian Rodríguez, três minutos antes da abertura do placar.

A partida encerrou uma semana difícil para a equipe andaluz, que na quinta-feira foi eliminada nas oitavas de final da Liga Europa em seu próprio estádio pelo arquirrival e vizinho Sevilla e agora se afunda ainda mais na lanterna da Liga Espanhola.

Já o Atlético continua em grande fase nesta reta final de temporada e tem como referência o artilheiro Diego Costa, que marcou seu 23 gols na Liga e está a dois do maior goleador, o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

Na partida matutina deste domingo, o Sevilla (5º) se consolidou na briga por uma vaga nas competições europeias da próxima temporada ao vencer o Osasuna (16º) por 2 a 1, a quinta vitória consecutiva do clube andaluz no Campeonato Espanhol.

O Sevilla abriu o placar com um gol de Jairo, aos 27 minutos de jogo, e o colombiano Carlos Bacca ampliou nos minutos finais do primeiro tempo.

O paraguaio Carlos Javier Acuña diminuiu nos acréscimos da partida para o Osasuna, que não teve tempo para empatar.

Com a vitória, o Sevilla alcançou a quinta colocação na Liga com 46 pontos, a oito do Atlhetic Bilbao, que no sábado derrotou o Getafe (17º) por 1 a 0 e que ocupa atualmente o quarto lugar na tabela, último que dá direito a disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada.

O Sevilla, contudo, pode ser ultrapassado pela Real Sociedad (46 pontos), que encara na segunda-feira o Almeria (19º), e pelo Villarreal (45), se este vencer o Valencia (10º) fora de casa.

-- Resultados da 29ª rodada do Campeonato Espanhol:

1. Atlético de Madri 70 29 22 4 3 66 21 45

14. Rayo Vallecano 30 29 9 3 17 33 63 -30
Imprimir