Imprimir

Notícias / Brasil

Usuários montam barracas para usar crack na Avenida Brasil, no Rio

G1

 A Avenida Brasil, em Bonsucesso, no Subúrbio do Rio, se tornou uma parada de usuários de crack: como mostrou o Bom Dia Rio nesta segunda-feira (23), eles chegaram a montar acampamento no canteiro central da via.

Os barracos foram montados nos dois lados da pista central. Segundo moradores do Parque União, que fica ali perto, usuários de crack permanecem no local para consumir livremente a droga. A movimentação de pessoas não para, e ocupa parte de uma faixa dos carros.

Também tem barracos junto às obras da Transcarioca. Ainda de acordo com testemunhas, o acampamento começou há mais de dois meses e fica há poucos metros de um posto de policiais militares do Batalhão da Maré.

No fim da tarde de domingo (23), a prefeitura retirou os barracos da Avenida Brasil. A operação contou com o apoio dos guardas municipais e da Polícia Militar. Lonas, pedaços de madeira e colchões foram colocados dentro de um caminhão da Comlurb. Não houve resistência e ninguém foi preso. Os usuários de drogas permaneceram no local.
O Globocop flagrou, diversas vezes, cenas de correria entre os carros, na mesma região da Avenida Brasil. A Secretaria municipal de Desenvolvimento Social já fez várias operações para recolher os usuários, mas a maioria acaba voltando para o local.

No domingo à tarde, a equipe do Bom Dia Rio também flagrou usuários de crack, no Jacarezinho, no Subúrbio. Eles estavam próximos a policiais militares.

À noite, na Avenida Brasil, quatro horas depois da retirada dos barracos, três outros já estavam prontos, junto às obras da Transcarioca. E no canteiro central, havia um grupo de usuários.

A Secretaria municipal de Desenvolvimento Social disse que não há internação involuntária e que tenta convencer os usuários a fazer o tratamento. A equipe do Bom Dia Rio tentou contato com a PM na noite de domingo, para falar sobre a proximidade do acampamento ao posto policial, mas ainda não obteve resposta.

Imprimir