Imprimir

Notícias / Política BR

Mais de 130 mil eleitores ainda não fizeram recadastramento biométrico

G1

 Mais de 130 mil eleitores ainda precisam atualizar os dados para votar nas eleições deste ano. Todos estão com o título cancelado. O prazo para o recadastramento biométrico termina no dia sete de maio. Sem prorrogação.

Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral, a principal vantagem do sistema biométrico é a segurança. "A importância maior para a Justiça Eleitoral é a segurança que agrega ao processo de votação à identificação biométrica do eleitor. A partir de então, com a biometria, nós passamos a ter um processo objetivo de identificação do eleitor, evitando fraudes", afirmou Gualter Gonçalves, secretário de tecnologia da Informação do TRE-MA.

Para quem sejam colhidas as digitais, o eleitor deve procurar os pontos de atendimento. Em São Luís são seis locais: Viva Cidadão do João Paulo, Praia Grande, Jaracati, CSU da Cohab, Shopping São Luís, e o Fórum Eleitoral, localizado no bairro da Madre Deus.

Com essa estrutura, a Justiça Eleitoral tem capacidade de receber, por dia, cerca de cinco mil pessoas. Mas a procura atualmente não passa de 500 eleitores. "Nós estamos aqui desde o dia 7 de janeiro, dando uma segunda oportunidade para aqueles que deixaram de fazer durante a revisão, que encerrou 19 de dezembro, e os eleitores não estão comparecendo", reclamou a chefe de Atendimento do Fórum Eleitoral, Silvana Sousa Pereira.

Além de São Luís, a revisão deve ser feita também em São José de Ribamar, Timbiras e Barra do Corda. O eleitor que não comparecer não vai poder votar nas eleições de outubro deste ano. "Orientamos aquelas pessoas que ainda não fizeram sua revisão que não deixe para a última hora, nós estamos aqui diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h", ressaltou Silvana.

Esclarecimentos sobre o recadastramento biométrico e também outras informações podem ser obtidas pelo Disque-Eleitor. O número é 0800 098 5000.
Imprimir