Imprimir

Notícias / Esportes

Blatter celebra Dia Mundial do Esporte pela Paz e Desenvolvimento

Estadão

 ZURIQUE - "É o dia em que se comemora a contribuição do esporte para a educação, desenvolvimento humano, estilo de vida mais saudável e paz mundial", assim declarou Joseph Blatter, presidente da Fifa, em sua mensagem, divulgada neste domingo, celebrando o Dia Mundial do Esporte pela Paz e Desenvolvimento, instituído pela Organização das Nações Unidas.

A data não é motivo de muita celebração aqui no Brasil, observado o retrospecto de violência nos estádios no último ano. Casos de intolerância entre as torcidas organizadas em nada contribuem para o clima de festa. A briga entre torcedores no Nordeste, por exemplo, foi responsável por inúmeras mortes no futebol em 2013, 14 só no Rio Grande do Norte, segundo Ministério Público do estado.

ALGUNS CASOS

Fortaleza x Ceará
No clássico “Vozão” na Arena Castelão, em 14 de abril, uma troca de tiros entre os torcedores rivais vitimou duas pessoas.

Paraíba
O presidente da Torcida Jovem do Galo, organizada do Treze da Paraíba, Jeferson Costa, 23 anos, morre 20 dias após ser atingido na cabeça por um disparo de arma de fogo. O crime ocorreu no dia 23 de fevereiro.

Flávio e Ismael
Os jovens Flávio Augusto da Costa Leandro, 17 anos e Ismael Aprígio Teixeira, 18, foram atingidos por disparos de arma de fogo em ocasião do clássico potiguar envolvendo ABC e ASA no dia 15 de novembro.
Uma campanha será lançada pela FIFA, em parceria com o Centro Nobel da Paz na Copa do Mundo realizada no Brasil neste ano: “Aperto de Mão pela Paz”. A iniciativa sugere que os jogadores adversários se deem as mãos, ao término da partida, independentemente do resultado.
Imprimir