Imprimir

Notícias / Política MT

Deputados estaduais querem ter maior poder

Da Redação/Thalita Araújo

Com o objetivo principal de discutir a retomada das prerrogativas dos legislativos estaduais, Mato Grosso irá realizar, nos dias 27 e 28 de agosto, 1º Seminário das Comissões de Constituição, Justiça e Redação do país. Para acertar detalhes sobre o evento, esteve em Cuiabá nesta semana o presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), deputado Clóvis Ferraz (BA).

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva, diz que “os deputados estaduais tiveram suas prerrogativas roubadas”. Ele analisa que a Unale deve dedicar-se mais pela retomada destas prerrogativas, a maioria inclusa nas questões tributárias. “Temos que lutar pelo poder de legislar”, diz Riva.

Clóvis Ferraz diz que o momento será importante para cobrar dos deputados federais a discussão e a votação de temas importantes. “Muitos deputados federais se esquecem que foram eleitos nos municípios, nos seus distritos, e ao chegar a Brasília não votam leis para esses municípios. Falta compreensão e boa vontade para devolver prerrogativas aos deputados estaduais”, analisa o presidente da Unale.

No encontro, os deputados vão aprovar a “Carta de Mato Grosso”, com as principais reivindicações e sugestões para a votação de reformas importantes ao desenvolvimento do país, entre elas, a reforma política.

O seminário irá reunir os deputados estaduais membros das Comissões de Constituição e Justiça dos 27 estados brasileiros, além do Distrito Federal, Câmara Federal, Senado e STF. As 141 câmaras municipais mato-grossenses também estão presentes, por meio de representantes.
Imprimir