Imprimir

Notícias / Brasil

Obesidade pode ser fator de risco para infectados por gripe suína

Reuters

As pessoas obesas, mesmo que saudáveis, podem estar sob risco maior de ter complicações graves e até morrer no caso de contrair a gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1), relata estudo de pesquisadores americanos divulgado nesta sexta-feira.

O estudo inclui os casos de dez pacientes internados com gripe suína em um hospital em Michigan. Eles apresentaram sintomas severos e chegaram a ser colocados na máquina de oxigênio ---três morreram.

Os pesquisadores explicam que nove desses pacientes eram obesos, sete eram muito obesos, incluindo dois dos três que morreram.

O estudo, publicado num relatório semanal do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, também sugere que os médicos podem com segurança dobrar a dose normal de Tamiflu, remédio contra a gripe produzido pela empresa Roche, nestes pacientes.

"O que isso sugere é que pode haver complicações graves associadas com a infecção do vírus, especialmente em pacientes muito obesos", disse o doutor Tim Uyeki.

"E cinco desses pacientes tiveram coágulos de sangue no pulmão, o que não tínhamos visto acontecer com pacientes com influenza grave", declarou Uyeki.

A médica Lena Napolitano, do centro Médico da Universidade de Michigan, e outros colegas estudaram os dez casos de pacientes que foram internados na unidade de cuidado intensivo do centro com sintomas graves respiratórios por infecção pelo novo vírus.

"Dois dez pacientes, nove eram obesos [com índice de massa corpórea maior que 30], incluindo sete que eram extremamente obesos [com índice maior que 40]", escrevem no relatório.

Segundo o relatório, ainda não é possível afirmar que a obesidade seja um "fator de risco independente" para severas complicações em infecção com o H1N1, mas indica um risco a ser observado.

A gripe suína já atingiu 94.512 pessoas em todo o mundo, segundo os dados oficiais da OMS (Organização Mundial de Saúde). O vírus deixou ainda 429 mortos, a maioria nos Estados Unidos --170--, país com grande incidência de obesidade.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Imprimir