Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Cuiabá e Porto Alegre lideram ranking de pessoas com sobrepeso no País, diz Ministério da Saúde

De Brasília - Vinícius Tavares

A capital mato-grossense lidera o ranking entre as capitais do país em número de obesos. Cuiabá tem 55% dos seus habitantes com sobrepeso. Porto Alegre (RS) vem em segundo, com 54%. Na outra ponta estão São Luiz, no Maranhão (42%) e Salvador (47%) com os menores índices.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30.4) pelo Ministério da Saúde por meio do estudo Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Foram entrevistadas 53 mil pessoas acima de 18 anos em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Leia mais
Cuiabá tem 52% da população com excesso de peso, revela Ministério
Ministério destina R$ 2,7 mi para prevenção da obesidade em MT

De acordo com o levantamento, pouco mais da metade dos brasileiros continua acima do peso no Brasil. No entanto, o número se manteve estável pela primeira vez em oito anos. O porcentual de pessoas com sobrepeso em 2012 era de 51% e caiu para 50,8% em 2013, desses 17,5% eram obesos, o índice ficou estável em 2013 quando 17,4% das pessoas se declararam muito acima do peso ideal.

Entre as pessoas com sobrepeso, 54,7% são homens entre as mulheres 47,4%. A proporção de obesos entre homens e mulheres é a mesma, 17,5%. O porcentual de mulheres obesas que têm menos de oito anos de ensino é o dobro quando comparado com as mulheres com mais de 12 anos de escolaridade, com 24,4% e 11,8% respectivamente.

Segundo o Ministério da Saúde, os índices de excesso de peso e a obesidade vinham crescendo desde 2006, quando o índice começou a ser medido. Há oito anos as pessoas que estavam acima do peso somava 42,3% e obesas foi de 11,8%. 

Mais informações em instantes

Imprimir