Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Por prevenção, órgãos iniciam trabalhos para combater queimadas em Mato Grosso

Da Redação - Vanessa Alves

As equipes técnicas dos órgãos que integram o Comitê Estadual de Gestão do Foco se reuniram na última sexta-feira (02) para iniciar trabalhos preliminares para a prevenção, controle e combate as queimada.  De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, um trabalho integrado e participativo, convocando diversos órgãos será realizado para obter redução e minimizar danos a saúde humana e materiais. Periodo proibitivo começa a partir do dia 15 de junho onde serão proibidas queimadas e incêndios florestais em Mato Grosso.

Leia mais Bombeiros procuram por rapaz que se afogou durante uma brincadeira

Segundo Lacerda, serão convocados órgãos do Estado, município, iniciativa privada e sociedade em geral, pois somente com um trabalho integrado envolvendo toda sociedade irá obter resultado positivo contra as queimadas.

O período proibitivo de queimadas a incêndios florestais começam a partir do dia 15 de junho e segue até 15 de setembro, época de poucas chuvas no Estado. Para próxima semana, serão apresentadas e formalizadas, por cada órgão, as responsabilidades pelas ações operacionais de preparação, resposta rápida com relação às queimadas ilegais, aos incêndios florestais e também aos desmatamentos ilegais em Mato Grosso.

Serão convocados também os gestores municipais, órgãos estaduais e federais, entidades representativas do setor econômico, tanto empresarial como entidade de classe de diversos segmentos de profissionais e trabalhadores.

Participaram da reunião também diversos setores da Sema-MT envolvidos com ações de prevenção e combate às queimadas como representante do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e da Superintendência da Defesa Civil de Mato Grosso (ICMBio) ligado ao Ministério do Meio Ambiente e da Superintendência da Defesa Civil de Mato Grosso.

Prevenção e Controle

Instituído em dezembro de 2013 pelo Decreto Estadual nº 2.055, o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Mato Grosso tem como objetivo o cumprimento de meta estadual voluntária de redução de emissões de gases de efeito estufa por desmatamento e degradação florestal.

Ele foi instituído para construir um instrumento de planejamento e gestão das ações coordenadas pelo poder público estadual. Está integrado à meta definida pela Política Nacional de Mudanças Climáticas que compõem a Comissão Executiva os diversos órgãos estaduais, representantes de entidades governamentais federais, econômicas e da sociedade organizada.
Imprimir