Imprimir

Notícias / Mundo

Conceder a Copa do Mundo ao Catar foi um erro, diz Blatter

Reuters

 Ter concedido ao Catar o direito de sediar a Copa do Mundo de 2022 foi um "erro" e o campeonato provavelmente vai ser disputado no inverno por causa do calor, disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

"Claro, foi um erro. Uma pessoa comete muitos erros na vida, você sabe", disse ele em uma entrevista à TV suíça RTS.

"O relatório técnico sobre o Catar indicava claramente que é quente demais no verão, mas o comitê-executivo decidiu por ampla maioria que mesmo assim o torneio seria disputado no Catar", acrescentou.

Perguntado sobre a probabilidade de a Copa ser disputada durante o período do inverno europeu, o executivo de 78 anos respondeu: "É provável, sim. Na verdade, é mais do que provável."

A Fifa abriu uma investigação no ano passado sobre denúncias de corrupção envolvendo o procedimento de votação para as Copas de 2018 e 2022, concedidas à Rússia e ao Catar, respectivamente.

A escolha do Catar foi particularmente controversa, pois o pequeno país árabe possui uma inexpressiva cultura de futebol, além de registrar temperaturas que ultrapassam os 40 graus Celsius.

A entidade máxima do futebol disse que a decisão sobre o período de realização do Mundial no Catar será tomada após a Copa deste ano no Brasil, depois de consultas com todos os envolvidos e parceiros comerciais.

Blatter foi firme ao afirmar que o Catar, rico exportador de petróleo e gás, não 'comprou' a Copa, no entanto, ele indicou que pressões políticas da França e Alemanha influíram nas escolha.

"Eu nunca vou dizer que (o Catar) comprou", disse ele.
Imprimir