Imprimir

Notícias / Turismo

Cama e Café vai disponibilizar 1.500 novos leitos

Da Assessoria / Sedtur/MT

Os resultados parciais do programa Cama e Café e de Formatação do Produto Turísticos nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Santo Antônio do Leverger foram apresentados na manhã desta terça-feira (27.05) pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur/MT) na reunião ordinária do Fórum Estadual do Turismo.

O programa Cama e Café, que é desenvolvido pela Sedtur em parceria com a Secretaria-Extraordinária da Copa (Secopa), já possuem 845 leitos disponíveis para comercialização no site do programa – www.camaecafemt.com.br. Cerca de 435 leitos devem ser disponibilizados para o turista que visitará Mato Grosso no período da Copa na próxima semana. A meta é atingir até o dia 04 de junho 1.500 leitos na modalidade de hospedagem alternativa – Cama e Café.

“Foi realizado um triagem dos inscritos no Cama e Café. Após a triagem os proprietários dos imóveis receberam capacitação para se adequar aos critérios de hospedagem alternativa e também do bem receber. Além de incentivar o empreendedorismo, vamos oportunizar a população dos municípios que estão participando do programa e aos turistas um intercâmbio cultural”, disse o secretário de Turismo, Jairo Pradela.

A proposta do programa é possibilitar a hospedagem de turistas durante a Copa do Mundo e transformar essa atividade em um negócio após a Copa, a exemplo do que já acontece em outras cidades brasileiras.

Em Mato Grosso, o programa foi implantado em 2012 pela Sedtur no município de Nobres, onde 11 residências foram cadastradas e já atuam nessa modalidade de hospedagem.

Além do Cama e Café, o Governo do Estado criou os programas de acomodação alternativa como o Aluguel por Temporada e o Hospedagem Solidária para incrementar as 23 mil vagas disponível na rede hoteleira. Com os programas, o número de leitos deve chegar a 30 mil. Esse número será incrementado em mais 10 mil com a hospedagem em áreas de camping em chácaras e clubes.

Na reunião do Fórum também foi apresentada a formatação dos atrativos turísticos dos quatro municípios e a realização de Fan Tur com os empresários que atuam na área. A ideia do Fan Tur é apresentar os atrativos turísticos dos municípios após o trabalho de formatação e capacitação que foi desenvolvido pela Sedtur.

A secretária de Turismo de Poconé, Mariana Pereira, elogiou a iniciativa e ressaltou que o município está preparado para receber o turista no período da Copa em virtude do trabalho que foi realizado pelo Governo do Estado.

“Pavimentação asfáltica, capacitação e formatação dos produtos turísticos foram algumas das ações do governo estadual em Poconé. Só temos a agradecer a parceria e dizer que estamos prontos para bem receber o turista durante e após a Copa do Mundo”.

Participaram da reunião do Fórum representantes do trade turístico e das secretarias municipais de Turismo de Santo Antônio do Leverger, Cuiabá, Várzea Grande e Poconé.
Imprimir