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Notícias / Copa 2014

Brasileiros viram 'amigos de aluguel' para acompanhar turistas na Copa

G1

 Estrangeiros que vêm ao país durante a Copa do Mundo e não conhecem nenhum brasileiro estão recorrendo a um esquema curioso para fazer turismo pelas cidades-sede: "alugar" um "amigo local".

Criado por uma brasileira, o site Rent a local friend (Alugue um amigo local) promove o contato entre pessoas que vivem em várias cidades do mundo e turistas que querem conhecer o destino sob a ótica de um morador. O serviço é pago, e atualmente há mais de mil "amigos de aluguel" cadastrados em quase 50 cidades de 22 países.

No Brasil, o serviço existe em 16 cidades, sendo que 11 delas são sedes da Copa. A expectativa é que a demanda aumente com a chegada do evento. Até segunda-feira (9), o número de reservas para o período do Mundial havia crescido 236% em relação aos meses de abril e maio. Também houve maior procura de candidatos a "local friends": 137 pessoas se inscreveram entre maio e os primeiros dias de junho, enquanto em março e abril foram 65.

Segundo a empresa, para se tornar um "local friend" é preciso "conhecer muito bem a cidade, ser comunicativo e gostar de ter contato com estrangeiros". Também é necessário ser fluente em inglês e na língua local – quanto mais idiomas a pessoa souber, maior a chance de ser contratada.

"Quanto mais gente diferente, melhor. A ideia é que eu possa passear na Toscana com alguém que entende de vinhos, ou na França com uma pessoa que entende de queijos, por exemplo", diz a publicitária Danielle Cunha, CEO do site. Segundo ela, a maioria dos "amigos de aluguel" busca no serviço uma forma de complementar a renda nas horas vagas. "E é também uma forma de conhecer gente, de trocar conhecimentos", destaca Danielle.

O preço cobrado pelo serviço é fixado pelo próprio "local friend". O valor médio do passeio de 4 horas é de US$ 149 (cerca de R$ 330). O site fica com 30% de cada transação e cobra uma anuidade de US$ 100 (cerca de R$ 220) das pessoas cadastradas.

A maioria dos clientes tem entre 30 e 45 anos. Brasileiros, americanos, ingleses, alemães e portugueses são os que mais procuram o site.

Churrasco de família

O tipo de passeio que será feito é combinado com cada turista. Há aqueles que têm interesse em temas específicos – conhecer mercados gastronômicos ou fazer um tour de compras, por exemplo. Outros deixam a decisão a cargo do "amigo de aluguel".
Alguns querem apenas conhecer o estilo de vida de quem mora no destino e pedem para ser incorporados à rotina. Danielle, por exemplo, já levou uma americana para sair com seus amigos no Rio de Janeiro, onde reside. "Ela já tinha agendado um tour para o Cristo, mas queria conhecer o estilo de vida dos cariocas e me pediu que a levasse aos lugares que eu frequento", conta.

Em São Paulo, a chef de cozinha Bárbara Santos, de 27 anos, que atua há 1 ano e meio como "amiga de aluguel", revela que recebe pedidos parecidos. "Uma vez, uma americana me disse que queria conhecer o dia a dia dos brasileiros, e eu ofereci que ela me acompanhasse a um churrasco da minha família", afirma.

Devido à descrição do seu perfil, Bárbara costuma receber gente interessada em gastronomia e diversão noturna. "Gosto muito de sair à noite, ir a festas. Quem me procura são pessoas parecidas comigo. Fico amiga delas depois, a gente continua trocando informações", diz a jovem, que foi convidada até para um casamento do filho de um casal de clientes na Índia.

Bárbara costuma receber pedidos a cada uma ou duas semanas, dependendo do mês, e as ofertas vêm principalmente de canadenses, americanos, peruanos e colombianos. Para o período da Copa, a chef de cozinha afirma que a procura aumentou: já tenho 11 dias reservados para tours.

Diferenças

O site Rent a local friend foi criado em 2010 pela carioca Alice Moura, que morava em Lisboa e costumava levar amigos e conhecidos para passear pela cidade. Com o aumento da demanda, ela resolveu ganhar um dinheiro extra com a atividade e acabou criando uma rede com outras pessoas que queriam oferecer o mesmo serviço ao redor do mundo.

Segundo Danielle Cunha, CEO do site, o "amigo de aluguel" é muito diferente de um guia turístico convencional. "O guia tradicional tem uma formação, um conhecimento histórico. Ele vai saber dizer quando algo foi fundado, vai levar as pessoas aos lugares mais conhecidos. Já o ‘local friend’ vai fazer um passeio personalizado, mais livre, espontâneo", diz.

Para Danielle, o fato de existirem comunidades como o Couchsurfing, onde é possível contatar um morador do destino sem ter que pagar por isso, não ameaça o Rent a local friend. "Quando não se paga nada, não se espera nada. A pessoa que recebe [o outro] sem cobrar não tem o compromisso de fazer com que o turista tenha a melhor experiência", aponta.

A CEO acrescenta que o site oferece um seguro que cobre danos morais e materiais, para o caso, por exemplo, de o estrangeiro ser assaltado durante um dos tours.
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