Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

MT recebe Campanha Proteja o Gol contra a AIDS

Da Assessoria SES/MT

Mato Grosso recebe a Campanha Proteja o Gol, que é liderada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e faz parte dos eventos de comemoração da Copa do Mundo FiFa 2014. O Objetivo da Campanha é mobilizar jovens e os fãs de futebol para proteção contra as DSTs e AIDS.

Na abertura dos jogos da Copa (quinta-feira, 12), o ônibus da Unaids estará estacionado no Fan Fest Cuiabá, onde estará disponibilizando testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de um stand com orientações e atividades lúdicas para esclarecimento sobre os estigma e preconceito rumo a zero discriminação contra a doença. O atendimento será realizado durante o horário de funcionamento do Fan Fest com atividades até o dia 24 de junho.

Estão previstas como ações a distribuição de mais de 2 milhões de preservativos e 2 milhões de folhetos informativos nas 12 cidades-sede da Copa, além da disponibilização de testes rápidos gratuitos nos Fan Fests. Para Cuiabá serão disponibilizados 90 mil preservativos.

A campanha é fruto de uma parceria entre o Unaids, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Ministério da Saúde, a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, o Governo do Estado de Mato Grosso e Prefeitura de Cuiabá.

A pretensão do evento, segundo os idealizadores, é trabalhar para reduzir a zero o número de infecções e mortes por HIV, além da eliminação das mortes relacionadas ao vírus.

A campanha, que já passou por países como Argentina, Equador, Guatemala, Honduras, Irã, Malásia, Mianmar e Uruguai, tem entre seus apoiadores o zagueiro titular da Seleção Brasileira, David Luiz.; o ex-capitão da seleção alemã Michael Ballack; e o atacante Gervinho, da Costa do Marfim.

DADOS
Em 2013 foram notificados 686 casos de AIDS, entre eles homens, mulheres, gestantes e crianças, em 2014 ate o momento foram notificados 224 casos.

Hepatite B: em 2013 foram notificados 729 casos, e em 2014 até o momento foram notificados 175 casos.

Hepatite C: em 2013 foram notificados 278 casos, e em 2014 ate o momento foram notificados 62 casos de hepatite C.
Imprimir