Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Cuiabá terá distribuição de 1,5 milhão de preservativos durante a Copa

G1 Mato Grosso

 Trailer será montado na Fan Fest para testes rápidos de DST e Aids.
Preservativos podem ser retirados no local e nos postos de saúde.

Mais de 1,5 milhão de preservativos devem ser distribuídos para torcedores e moradores no período da Copa na Grande Cuiabá. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além dos preservativos, as pessoas vão poder fazer testes rápidos para identificar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids ou hepatite, além de receber orientações de saúde.

Segundo a secretaria, os preservativos, tanto feminino quanto masculino, serão entregues na Fifa Fan Fest e nas demais unidades de saúde da capital mato-grossense. No caso da Fan Fest, um trailer para a realização dos exames será montado com profissionais específicos. Antes de fazer o teste, a pessoa interessada será atendida por um psicólogo ou assistente social.

“A pessoa receberá instruções do que será feito, de como funciona o teste e refletir se passou por alguma situação de risco para que seja necessário realizar o procedimento. Depois de passar por todo esse processo, a pessoa assinará um termo de consentimento", disse Karina Medeiros, coordenadora do Programa de DST da secretaria.

Teste

O teste é realizado por enfermeiros em um ambiente fechado e o resultado fica pronto entre 20 e 25 minutos. Ainda conforme a secretaria, só vão poder fazer o teste as pessoas com mais de 18 anos, de nacionalidade brasileira e que não aparentam sinais de embriaguês.

Quatro doenças poderão ser identificadas no teste rápido: sífilis, HIV e hepatites B e C. "Para o caso da HIV, dois testes são realizados para confirmação. Caso o primeiro dê positivo, será realizado um segundo teste de marca diferente do primeiro. Teremos 100 kits para o teste rápido disponíveis por dia", completou a coordenadora.
Imprimir