Imprimir

Notícias / Cidades

Usuárias de PSF são homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher

Da Redação/Com Assessoria

Um colorido café da manhã e botões de rosa marcaram a confraternização promovida pelos profissionais dos PSFs V e VI do Pedra 90 pelo Dia Internacional da Mulher. Cerca de 40 mulheres participaram da reunião que teve seu auge com a apresentação de uma peça teatral sobre violência doméstica, criada e encenada por Agentes Comunitários de Saúde.

Para a enfermeira Silvania de Albuquerque, ações como esta aproximam ainda mais os profissionais dos usuários, facilitando a troca de informações, a integração e a promoção da saúde no bairro. O também enfermeiro Hebert Almeida Ricci deu as boas vindas às homenageadas fazendo um breve relato sobre a origem do Dia Internacional da Mulher.

Após uma oração, as participantes se divertiram com a peça teatral dos agentes de saúde, que tratou com um misto de humor e seriedade a questão da violência contra a criança e a mulher. E enquanto degustavam o café da manhã, preparado pelos próprios profissionais da unidade, as mulheres recebiam rosas e um folheto sobre violência sexual e doméstica.

A dona de casa Francisca Catarina de Almeida ficou encantada com a encenação dos agentes. “Tudo o que eles falaram é verdade”, reconheceu a moradora de 43 anos, que é usuária de outra unidade, mas ficou sabendo da homenagem resolveu ir até o PSF participar da confraternização. “Não é só de felicidade e alegria que a gente vive. Muitas vezes a realidade é dura como esta que vocês acabaram de ver”, frisou a agente Luciana da Silva Lima, que participou da apresentação como narradora.

“Isto aqui é só o começo”, avisa Silvania de Albuquerque, que já está convidando profissionais de outros PSFs do Pedra 90 para unificar as ações de prevenção e promoção da saúde na região.


Imprimir