Imprimir

Notícias / Educação

Mais de 194 mil de pessoas farão Enem este ano no Piauí, aponta MEC

G1

 De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), no Piauí 194.351 estudantes se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O número representa 2,23% do total de inscritos em todo país que nesta edição bateu recorde. São mais de 8,7 milhões de estudantes que farão as provas nos dias 8 e 9 de novembro. Conforme o MEC, houve um aumento no número de inscrições de 21,6% em relação ao ano passado. No Piauí o crescimento foi de 15,36%.

O estado de São Paulo ficou com o maior número de participantes, 1.324.486, enquanto Roraima obteve menos inscritos, apenas 26.703. Para o ministro da Educação, Henrique Paim, o crescimento está associado a uma expectativa da juventude. "Cerca de 85% dos inscritos estão na faixa etária de 15 a 29 anos, isto mostra que os jovens enxergam as oportunidades abertas pelos programas do governo federal como esperança de mudar de vida", disse.

Nesta edição, 5.051.206 de inscritos declararam-se negros (57,91% do total), mais de 1 milhão do que o ano passado. "Esse aumento reflete a política que o governo federal vem implementando com a Lei de Cotas, que despertou nos jovens negros o interesse de se inscrever e contar com essas vagas, não só nas universidades federais, mas no próprio ProUni [Programa Universidade para Todos], que também tem um sistema de cotas", destacou o ministro.

Com a nota do Enem o aluno pode concorrer a vagas em universidades e instituições federais. No dia 8 de novembro serão realizadas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, já no dia 9 os participantes farão exames de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática.
Imprimir