Imprimir

Notícias / Brasil

Cerco da PM no McDonald's da Savassi vira piada na internet

R7

 Polícia cercou avenida para evitar dispersão; fora do contexto, ação parecia proteger loja

O cordão formado pela Polícia Militar na avenida Getúlio Vargas, nesta terça-feira (17), provocou polêmica entre os cerca de 300 manifestantes que pretendiam marchar pela Savassi durante a concentração de torcedores para o jogo do Brasil.

Fora do contexto, a foto do cerco policial virou piada na internet. De um dos lados da praça da Savassi é possível ver o batalhão em posição de defesa em frente ao McDonald's, como se protegesse a loja. O "Site dos Menes", perfil de humor curtido por 137 mil pessoas no Facebook e no Tumblr, não perdoou.

A foto ganhou a mensagem: "Novo mene. A PM nutricionista: McDonald's não, hoje vocês vão comer algo saudável", como se fosse um conselho dos policiais contra comidas gordurosas. A montagem recebeu 8.000 curtidas e tinha sido compartilhada quase 1.000 vezes até a tarde desta quarta-feira (18).

Apesar da polêmica e do clima tenso durante a noite, o cordão da PM ajudou a evitar atos de vandalismo. Black blocs não foram vistos, enquanto os manifestantes reunidos, da Assembleia Popular Horizontal, Tarifa Zero, Comitê dos Atingidos pela Copa e partidos políticos questionavam os benefícios dados à Fifa e a truculência da polícia. Um grupo tirou a roupa em frente à barreira para criticar a violência policial e de gênero. Também houve performances artísticas e "pelada" na avenida. Depois de muito tempo, uma manifestação não terminou em pancadaria nem foram registradas prisões.
Imprimir