Imprimir

Notícias / Brasil

Crianças recebem vacina contra poliomielite por suspeita de doença

G1

 Uma menina foi internada com suspeita paralisia flácida aguda em Petrolina.
Um "bloqueio vacinal" foi realizada para prevenir novos casos.

Uma criança de um ano de idade que mora no bairro São Joaquim, na Zona Leste de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi internada com suspeita de poliomielite. Ela estava com suspeita de paralisia flácida aguda, um problema que pode ser causado pela doença.

A poliomielite causa a diminuição da sensibilidade nos membros e perda dos movimentos. “No caso da criança do bairro São Joaquim, ela não estava conseguindo movimentar as pernas. A garota foi internada, recebeu os cuidados médicos, já teve alta e já está voltando a engatinhar”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Jeane Moraes.

No último sábado (21), uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde foi ao bairro e vacinou 15 crianças do local. “Sempre que houver suspeita de poliomielite, deve ser feito o bloqueio vacinal o mais rápido possível que é a atualização na caderneta de vacinas”, afirmou Jeane. Crianças de dois meses a menores de cinco anos, que não tinham sido imunizadas, tomaram uma dose preventiva”, explicou.

De acordo com a coordenadora, o recomendado é que os pais ou responsáveis, ao perceber algum problema na criança, procure a unidade de saúde mais próxima. “Estão disponíveis mais de 3 mil doses da vacina na secretaria e cerca de 100 doses em cada posto de saúde”, afirmou.

Segundo o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus. A transmissão acontece através do contato com fezes humanas contaminadas. A principal característica é a perda dos movimentos de partes do corpo, geralmente as pernas, de forma súbita. Desde de 1989 a doença foi erradicada no Brasil, porém a vacina faz parte do calendário nacional de vacinação.
Imprimir