Imprimir

Notícias / Brasil

Vidigal passa por transformação com a chegada de estrangeiros e ricos

Globo News

Vista para o mar atrai turistas para o Vidigal. Apesar da construção de albergues e empreendimentos,serviços públicos ainda apresentam falhas.

Vidigal é um morro da zona sul do Rio de Janeiro que vive um momento muito especial, parecido com o de algumas cidades do mundo: a chegada dos ricos que começam a comprar o espaço e a reconstruir as casas. Com eles, foram também os estrangeiros, sobretudo jovens que frequentam os albergues.

Apesar de visível, o processo de transformação do Vidigal está no começo. Seu desenho futuro dependerá de um protagonista, o morador. É um processo tão comum no exterior que tem até um nome - gentrificação, a chegada dos ricos ou aburguesamento de um bairro. A presença da UPP e as melhorias das condições de segurança tiveram um peso muito grande.

Embora essa transformação tenha trazido novos empregos e mais comércio, os problemas não se resolvem facilmente. Um deles é do lixo. Os serviços estão presentes, mas não conseguem manter o morro limpo. Confira em vídeoo programa inteiro, sobre a mudança do Vidigal, com as transformações que o bairro está vivendo.
Imprimir