Imprimir

Notícias / Copa 2014

Imprensa chilena exalta atuação da 'Roja' diante do pentacampeão Brasil

G1

 O "Brasil precisou recorrer aos pênaltis para eliminar do 'seu' Mundial um Chile gigante", dizia a manchete do site do jornal chileno "El Mercurio", o maior do país, logo após a vitória brasileira em Belo Horizonte. O texto exalta a atuação da "Roja", afirmando que a seleção chilena "emudeceu" o Mineirão, brigando até o último lance.

"Claro, a história dirá que o Chile outra vez foi eliminado pelo Brasil nas oitavas. Mas desta vez foi diferente. Antes foi de goleada, baixando os braços, mas este 28 de junho de 2014 ficará marcado não pelo resultado final, mas pelo que mostraram e entregaram os guerreiros de Sampaoli", diz o "Mercurio".

"La Tercera", outro importante diário chileno, disse que a equipe dirigida por Jorge Sampaoli jogou "contra todos os prognósticos e fez os pentacampeões do mundo sofrerem". O repórter conta que a equipe chilena cresceu muito no segundo tempo e o Brasil "se desesperou". "Essa seleção deveria ter tido melhor sorte. Merecia. Que sequem suas lágrimas e voltem ao Chile para serem recebidos com todas as honras".

Uma outra reportagem do "Mercurio" afirma que teria ocorrido uma briga entre as equipes brasileira e chilena no túnel para os vestiários, no intervalo do 1º para o 2º tempo. O juiz Howard Webb "teve que intervir para acalmar os ânimos", diz o jornal chileno.

Outros países
O jornal esportivo argentino “Olé” destaca em sua manchete “Que susto tiveste” e diz que o Brasil se classificou graças às defesas de Julio César e à falha do chileno Gonzalo Jara. O espanhol “El Mundo” diz que “Julio César e a trave espantam outro Maracanazo” e menciona “tensão e sofrimento”, acrescentando que “o fantasma do Maracanazo sobrevoou Belo Horizonte com um Brasil à beira de um nocaute histórico depois de um chute de Pinilla no travessão durante a prorrogação”.

O francês “L’Équipe” chama a seleção de “Brasil milagroso” e diz que os brasileiros passaram perto da eliminação. O jornal esportivo diz que “o sonho da seleção” prossegue em um jogo contra Uruguai ou Colômbia nas quartas de final.

No italiano “La Gazzetta dello Sport”, a manchete diz que o Brasil passa, mas o Chile causa “arrepio” até o último pênalti. O inglês “The Guardian” diz no título o Brasil “espreme” uma passagem pelo Chile nos pênaltis.

O “NY Times” destaca que o Brasil “favorito do torneio e anfitrião, escapa por pouco da derrota após o chileno Gonzalo Jara acertar a trave em sua cobrança de pênalti”.
Imprimir