Imprimir

Notícias / Economia

Especialista dá dicas de como economizar energia nos dias de frio

G1

 O inverno deste ano no Alto Tietêv tem sido marcado por temperaturas mais baixas no início e final do dia. E vale tudo para se esquentar. Aquecedores e até secadores de cabelo são aliados nesta hora. Com isso o consumo de energia acaba se tornando um grande vilão neste período do ano. Mas há algumas dicas para não deixar que o frio aumente muito os gastos com eletricidade.

O sol brilha forte, mas o calor não é suficiente para espantar o frio. Nas ruas, um figurino que protege. Capuz, touca. Além do casaco, cachecol. Nos pequenos, muita roupa, manta e até luva. E em casa? Como espantar o frio? As mães apostam no banho quentinho.

Aumentar a temperatura do chuveiro nessa época do ano é o que todo mundo diz que faz. E as mulheres? Essas ainda precisam de um outro equipamento para espantar o frio, o secador de cabelo.

Chuveiro funcionando mais tempo, secador de cabelo ligado todos os dias. Isso sem falar em outros costumes, como por exemplo: aquecedor de ambientes. O inverno pode até ficar mais gostoso assim, mas a conta de luz vem mais cara.
E é difícil fazer diferente. O diretor da EDP Bandeirante Marcos Scarpa conheceu os hábitos na casa da jornalista Fabiana Lima, em Mogi das Cruzes, e deu orientações de economia que servem para todos.

Na cozinha, um erro muito comum feito atrás da geladeira. Uma dica é adequar a temperatura interna à estação do ano. Outra dica para economizar é otimizar o uso da máquina de lavar roupa e também do ferro de passar.

No inverno, lavar a louça com água quente pode ser uma boa ideia, mas a conta de luz vai subir. E claro, o que mais faz aumentar a conta nessa época do ano é o chuveiro. Um dos grandes vilões do consumo de energia.

Fabiana diz que está pensando em comprar um aquecedor. As noites de inverno podem até ficar mais aconchegantes, mas o preço da luz, fica mais salgado.

No site da EDP Bandeirante também é possível encontrar diversas dicas de consumo racional de energia.
Imprimir