Imprimir

Notícias / Brasil

Colégio do RS antecipa férias após 10% dos alunos apresentarem sintomas de gripe

Folha Online

O colégio militar Casarão da Várzea, em Porto Alegre, antecipou as férias programadas para a próxima sexta-feira (17) após 113 alunos --ou 10% dos estudantes-- ficarem em isolamento domiciliar devido a sintomas de gripe. A medida é preventiva e, de acordo com o colégio, nenhum dos alunos tinha sido diagnosticado com a gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- até a tarde desta terça-feira.

Em nota, a administração do colégio informou que os alunos que apresentaram os sintomas fazem parte de uma delegação que viajou recentemente para Campo Grande (MS). O colégio afirma que a principal suspeita é de que os casos sejam da gripe comum, decorrente da mudança drástica de temperatura entre a cidade visitada e a cidade natal dos jovens.

O colégio informou que quatro alunos apresentaram sintomas mais fortes e foram encaminhados para o Hospital Conceição. Uma outra aluna teve sintomas de pneumonia e recebeu atendimento no Hospital Geral de Porto Alegre. Todos passaram por coleta de material para análise, mas os resultados dos exames ainda não foram divulgados.

As férias que eram previstas para ter início na sexta-feira (17) terão início a partir de amanhã (15). As aulas devem ser retomadas no dia 3 de agosto. Ainda segundo o colégio, todos os membros da delegação e seus familiares participaram de palestras de orientação realizadas pela equipe médica e por oficiais do colégio e da 3ª Região Militar.

Outro caso


O Instituto Abel, em Niterói (RJ), também antecipou as férias para os cerca de 3.000 alunos devido a suspeita de um caso de gripe suína entre os estudantes. O jovem que estuda no período da manhã está internado em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com quadro de infecção respiratória aguda.

À Folha Online o secretário municipal da Saúde, Alkamir Issa, afirmou nesta terça-feira que o garoto, de 12 anos, começou a apresentar sintomas de gripe na última quarta-feira e teve uma piora na sexta, quando procurou o serviço médico. De acordo com Issa, o quadro evoluiu rapidamente e, apesar de grave, é considerado estável.

Vítimas


O Brasil tem três mortes confirmadas em consequência da gripe suína --duas no Rio Grande do Sul e uma em São Paulo.

Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, na sexta-feira (10), o Brasil tem 1.027 casos confirmados da doença. São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro são os Estados com maior número de pessoas contaminadas.
Imprimir